CCHLA - PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 3342-2240 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgas

Chamada de artigos para o dossiê "Parentescos Contemporâneos: possibilidades em campos interseccionados"

A Revista Equatorial do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, informa a comunidade acadêmica que se encontra aberta a chamada de artigos para o dossiê “Parentescos Contemporâneos: possibilidades em campos interseccionados”.

Apresentamos esse dossiê como forma de focalizar os debates acerca de como é pesquisar parentesco no mundo contemporâneo, nos mais diferentes contextos de pesquisa, considerando diversas perspectivas, partindo da atualização de debates clássicos e indo de encontro às abordagens contemporâneas. Partindo da ideia de que parente e “família é coisa que rende” (DAMÁSIO, 2020, p. 128), o presente dossiê tem por objetivo reunir pesquisas que questionem até onde vão os laços de parentesco e como eles são constituídos desde relações cotidianas, trocas interpessoais, subjetivadoras, até no que tange a questões estruturais e processuais.

Uma vez que, o entrecruzamento entre áreas temáticas é uma característica marcante dos estudos de parentesco e família na Antropologia feita no Brasil nos últimos anos (FONSECA, 2010), são bem-vindos trabalhos que façam uso da interseccionalidade entre estudos de-da família, gênero, sexualidade, escolarização, classe, geração, política, saúde, genética, cuidado, migrações, raça e racismo, entre outros, para pensar a questão do parentesco na contemporaneidade. Além disso, entendemos que contribuições originais trazem perspectivas próprias fundamentais para o diálogo de novas pesquisas e perspectivas do parentesco na antropologia contemporânea, produzindo um material rico de diferentes análises a partir de realidades próprias que trará contribuições para o que seria o pensar o parentesco na contemporaneidade.

Embora privilegiemos trabalhos que versem sobre questões atuais da seara do parentesco e dos estudos de família, também são bem-vindos aqueles que atualizem os debates clássicos das teorias da aliança e da descendência a partir de perspectivas e contextos contemporâneos.

As submissões devem ser feitas na seção "Dossiê" até 31 de dezembro de 2021, na plataforma da Revista Equatorial (https://periodicos.ufrn.br/equatorial/index). As informações sobre as normas para submissão podem ser encontradas em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/about/submissions.

Importante lembrar que aceitamos contribuições de ARTIGOS, RESENHAS, ENSAIOS VISUAIS E TRADUÇÕES para o Dossiê e em Fluxo Contínuo.

Organizadores: Heytor de Queiroz Marques (PPGAS/UFRN), Ana Clara Damásio (PPGAS/UnB) e Vinícius Venâncio (PPGAS/UnB).

 

--

A Revista Equatorial é uma publicação digital semestral, resultante do esforço dos discentes do programa de Pós – Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (PPGAS-UFRN). Recebe artigos inéditos, entrevistas, resenhas, traduções e ensaios fotográficos em fluxo contínuo.
Notícia cadastrada em: 03/12/2021 09:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao