CCHLA - PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 3342-2240 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgas

Doutoranda do PPGAS recebe principal prêmio de pesquisa em Ciências Sociais do Brasil

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAS/UFRN), Taisa Lewitzki, foi uma das três finalistas da região Sul/Centro-Oeste do Concurso de Obras, Teses e Dissertações 2020, concorrendo com a dissertação intitulada “A vida das benzedeiras: caminhos e movimentos”, resultado de sua pesquisa de mestrado em Antropologia realizada no Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGAA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O estudo etnográfico sobre a vida das benzedeiras conquistou o Prêmio Curta Ciências da UFPR na categoria Antropologia e Arqueologia e menção honrosa no prêmio ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) 2020, na categoria dissertações. O prêmio ANPOCS é o principal das Ciências Sociais no Brasil.

Hoje doutoranda do PPGAS/UFRN, sob a orientação da Profa. Francisca Miller (UFRN), Taisa Lewintzki, realizou a pesquisa de campo no centro sul do Paraná, em comunidades tradicionais de faxinais, vilas, comunidades rurais e bairros de pequenas cidades, sob a orientação da Dra. Liliana Mendonça Porto (UFPR) e do Prof. Dr. Antonio de la Peña (UNILA).

Os resultados da pesquisa apontaram a importância das benzedeiras na manutenção da vida e na promoção da saúde popular da região.

A dissertação da Taisa também foi referência na elaboração do projeto de Lei Estadual nº 877/2017, que resultou na Lei Estadual nº 19.689/2018, a qual reconhece as benzedeiras como patrimônio cultural Imaterial do Estado do Paraná.

Notícia cadastrada em: 06/01/2021 13:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao