CCHLA - PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 3342-2240 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgas

Banca de DEFESA: JOSÉ MAYCOM DA SILVA CUNHA

DISCENTE : JOSÉ MAYCOM DA SILVA CUNHA
DATA : 17/02/2020
LOCAL: Auditório A - CCHLA

Fora  de casa, dentro do mundo:  repensando  as sexualidades e as trajetórias de vida de rapazes potiguares

Homossexualidade. Deslocamentos. Família. Narrativas de vida. Universidade.

Esta pesquisa tem como objetivo um estudo sobre as narrativas de vida de rapazes homossexuais que passaram a residir na cidade Natal/RN e continuam estabelecendo intensa circulação por outros centros urbanos potiguares, principalmente levando-se em consideração a dinâmica interior/capital presente no imaginário local. Para tanto, recorro ao enfoque das memórias e da produção de narrativas de vida enquanto possibilidades de construção de quadros de experiências nos quais o ato de transitar entre cidades possibilita a construção subjetiva dos sujeitos no que se refere instrumentalização de um olhar sobre as vivências de uma subjetividade gay, as relações familiares, a inserção no espaço universitário e a ressignificação da própria  homossexualidade. Percebe-se a possibilidade de entender a maneira pela qual os jovens homossexuais avaliam a própria trajetória e constroem suas narrativas acionando um ou outro acontecimento, definindo o que se pode denominar de construir o passado. Utilizei-me de entrevistas abertas definidas apenas por meio de indexadores (ou palavras-chave) que serviram para orientação dos amigos-interlocutores no desenvolvimento de suas histórias de vida. Esta pesquisa compreendeu a entrevista de seis amigos-interlocutores selecionados por seus vínculos de amizade com o pesquisador. A partir disso, nota-se que os deslocamentos em seus diversos efeitos, possibilitou a ressignificação dos laços familiares e sua projeção sobre os projetos de vida individuais e/ou coletivos. A relação com a Universidade e suas políticas de Assistência Estudantil ganham destaque em decorrência de sua importância como ponto chave de permanência no Ensino Superior e, consequentemente, da vivência com o espaço metropolitano.

Presidente - 1149569 - ELISETE SCHWADE
Interno - 2385456 - PAULO VICTOR LEITE LOPES
Interna - 1691014 - ROZELI MARIA PORTO
Externo à Instituição - FELIPE BRUNO MARTINS - UFBA