CCHLA - PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 3342-2240 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgas

NOTA DO DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DA UFRN SOBRE O INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL/UFRJ

Consternados com o incêndio que destruiu o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na noite de ontem (02 de setembro/2018), os/as professores/as do Departamento de Antropologia e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) expressam o seu pesar e se solidarizam com os/as professores/as, pesquisadores/as, estudantes e técnicos. Criado em 1818, o Museu Nacional conservava preciosas coleções de paleontologia, botânica, etnologia, linguística arqueologia e acervos históricos, arqueológicos e antropológicos iniciados há 200 anos, retratando a história da nação brasileira. Como as coleções, a biblioteca Francisca Keller do PPGAS/UFRJ foi destruída; era um dos mais importantes acervos bibliográficos do país na área de Antropologia. Também foram apagados arquivos, cadernos de campo, acervos fotográficos e multimídia das pesquisas de campo de antropólogos/as que tiveram um protagonismo inestimável para a construção e a consolidação da Antropologia brasileira desde a criação do Museu.

O incêndio é a consequência direta do descaso político atual com a ciência, a cultura e a história da nação brasileira, e expõe a vulnerabilidade do patrimônio cultural e histórico, bem como a precarização crescente da pesquisa científica em nosso país, com os sucessivos cortes orçamentários que atingem os institutos e centros de pesquisa e universidades públicas. A tragédia atinge toda a comunidade científica e marcará profundamente as trajetórias de pessoas que ao longo de décadas se dedicaram sem cessar à valorização da ciência, da memória e da história do Brasil.

Natal/RN, 03 de setembro de 2018.

Rozeli Maria Porto

Chefe do Departamento de Antropologia/DAN

Julie Antoinette Cavignac

Vice-Chefe do Departamento de Antropologia/DAN