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Banca de QUALIFICAÇÃO: ZILDALTE RAMOS DE MACEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ZILDALTE RAMOS DE MACEDO
DATA : 28/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

Teatro de João Redondo do Rio Grande do Norte: transmissão, negociação e circulação da prática e do saber


PALAVRAS-CHAVES:

Tradição; Cultura popular; Espetacularização;


PÁGINAS: 174
RESUMO:

O teatro de João Redondo do Rio Grande do Norte, RN, é uma manifestação da cultura popular, com maior concentração no nordeste brasileiro, que ao longo dos tempos e percorrendo diferentes espaços, foi construindo a sua identidade e uma dinâmica própria onde os seus códigos e valores simbólicos se ajustam aos contextos sociais, imprimindo a si mesmo reelaborações de elementos ditos da tradição em diálogo com as inovações. Neste tipo de teatro são utilizados bonecos que são o duplo do brincante o qual segue uma estrutura durante a brincadeira com improvisação das falas, loas, música, dança, passagens rápidas e personagens-tipo. Assim como acontece com outras manifestações da cultura popular, o teatro de João Redondodo RN está em processo de transformação de sua prática e saber como forma de resistência e de adaptação a modernidade. A pesquisa objetivou compreender a dinâmica da prática e do saber através da observação de três fatores presentes no processo de construção e de reelaboração do teatro de João Redondo do RN: a transmissão, a negociação e a circulação do teatro pelos seus mestres. A suposição inicial é de que o teatro de João Redondo do RN está inserido num processo de espetacularização, segundo conceito de José Jorge Carvalho, em que uma manifestação da cultura popular se torna um espetáculo a ser consumido por um grupo desvinculado da sua comunidade de origem, sem conhecimento de seus códigos e não familiarizados com os seus sentidos. Dentre os diversos autores selecionados para as reflexões dos dados coletados destacam-se ainda Beatriz Sarlo, Paul Zumthor e Stuart Hall. Foi utilizada a observação participante tendo cinco mestres como referências para a pesquisa. O trabalho de campo consistiu também em observar os Encontros de Bonecos e Bonequeiros do RN, meios virtuais, plateias e contratantes a fim de compreender o sistema complexo em que os cinco mestres selecionados para a pesquisa estão inseridos. A pesquisa se justifica pela observação de que os três fatores podem estar agindo na forma como cada mestre constrói e reelabora o seu teatro. Espera-se com esta pesquisa promover uma maior compreensão do processo de transformação de uma manifestação da cultura popular que resiste em suas tradições, mas que se espetaculariza podendo vir a se tornar um outro produto.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349700 - LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
Interno - 1360691 - RITA DE CASSIA MARIA NEVES
Externo ao Programa - 2276305 - ANDRE CARRICO
Externo à Instituição - SUÉLY GLEIDE PEREIRA DE SOUZA ANDRADE - IFRN
Notícia cadastrada em: 17/08/2018 14:23
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