Banca de DEFESA: RENATO RODRIGUES CUNHA LIMA FILHO

DISCENTE: RENATO RODRIGUES CUNHA LIMA FILHO
DATA: 04/07/2013
LOCAL: Auditório do CCET

UM ESTUDO DE PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS E SUGESTÕES DE USO NA MATEMÁTICA ESCOLAR

Práticas, Matemáticas, Históricas, Problematização, Ensino

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Esta dissertação com o objetivo de contribuir para que o ensino de matemática possibilite uma aprendizagem conectada às relações entre ciência, sociedade, cultura e cognição, para tanto propomos o envolvimento dos nossos alunos com práticas sociais encontradas na história, visto que estas práticas apresentam claramente a exploração de conceitos relacionados à matemática escolar. Nossa intenção é oportunizar práticas escolares em que estas matemáticas, originadas das práticas profissionais históricas, ofereçam estratégias de pensamento e raciocínio matemático na busca de soluções para problematizações encontradas na atualidade. Nós acreditamos que com a proposta de produção de Unidades Básicas de Problematizações ou simplesmente UBPs na formação do professor de matemática que aponta para uma alternativa que possibilita um melhor aproveitamento do processo de ensino e aprendizagem de matemática com a finalidade de que o ensino básico seja realmente formador do cidadão tornando-o crítico e agente transformador da sociedade. Nesse sentido, para concretizar nossa proposta, apresentamos a seguir algumas recomendações de exploração e uso destas unidades para que os professores possam utilizar o material investigado por nós, de modo a complementar seu trabalho didático nas aulas de matemática. As nossas recomendações didáticas se concretizaram como um produto da exploração do livro “Instrumentos nuevos de geometria muy necessários para medir distancia y alturas sem que interuengan numeros como se demuestra em la practica”, de autoria de Andrés de Cespedes, de 1606 foi publicado em Madrid, na Espanha em 1606. No referido livro o autor demonstra claramente a intensão de estabelecer condições para o transporte de água, pessoas e equipamentos em terrenos que apresente topologia variada além de tratar da formação de práticos e técnicos liberais e, a partir desta ideia, desenvolve a partir de técnicas e resultados de experimentos anteriores em diversas etapas instrumentos e procedimentos para alcançar seus objetivos. A partir dessas problematizações e da matemática envolvida em suas soluções apresentaremos algumas orientações para uso didático do livro de modo que o professor possa reelaborar tais problematizações apoiado em temas atuais e assim, utilizá-las em sala de aula.

Interno - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Presidente - 1359083 - IRAN ABREU MENDES