Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA LEITE DA SILVEIRA

DISCENTE: MARIANA LEITE DA SILVEIRA
DATA: 17/12/2012
LOCAL: Setor III, Sala H5

CONCEPÇÕES RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE CITOLOGIA POR ALUNOS DE NÍVEL SUPERIOR DO ENSINO À DISTÂNCIA DA UFRN

concepções alternativas; dificuldades de aprendizagem; livros didáticos; citologia.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

As dificuldades de aprendizagem podem ter influência direta no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, reduzindo o rendimento escolar. Outro fator que pode contribuir para essa a influência negativa no aprendizado se refere à presença de concepções alternativas, que podem ter diversas origens no processo educacional. É de suma importância, para os docentes, por exemplo, conhecer as concepções e as dificuldades de seus educandos, tendo em vista que esse conhecimento pode contribuir significativamente para uma melhoria do processo de ensino aprendizagem. A partir das seguintes considerações, foi elaborado o presente trabalho (ainda em fase de andamento) que visa investigar aspectos relacionados às concepções e dificuldades de alunos de nível superior em relação aos conteúdos de Biologia. O público alvo da pesquisa são alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da UFRN, que estão cursando a modalidade de Ensino à Distância (EaD). Para o desenvolvimento da pesquisa, foram elaborados questionários para a identificação dos conteúdos, em Biologia, que os alunos mais apresentam dificuldades, assim como uma entrevista para levantar concepções alternativas referentes ao conteúdo de citologia. Outra ferramenta elaborada foi uma ficha de avaliação de livros didáticos, que foi aplicada em conjunto com um questionário em oficinas (cursos de curta duração), visando identificar possíveis erros e equívocos que poderiam prejudicar o processo de ensino aprendizagem, assim como a importância que esses aprendizes atribuem aos livros didáticos no processo educacional. A partir dos dados coletados, está sendo elaborado, como produto, um livreto sobre o conteúdo de citologia que pode ser aplicado em sala de aula e que visa contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem desse conteúdo, ao minimizar, por exemplo, o surgimento de concepções alternativas relacionadas ao tema.

Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Interno - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA