Banca de DEFESA: RODRIGO LUCAS DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO LUCAS DE LIMA
DATA: 17/12/2012
HORA: 14:30
LOCAL: Anfiteatro A do CCET
TÍTULO:

Concepções alternativas sobre insetos e uma proposta de ensino para o nível fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Concepções alternativas, insetos, aprendizagem significativa, sequencia didática.


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

O presente trabalho consiste em uma investigação quantitativa sobre a concepções de estudantes acerca do que é um inseto. Partiu-se do pressuposto de que os alunos expressam concepções errôneas no momento de identificar os representantes do táxon Insecta e que isso é consequência das experiências do cotidiano e de erros conceituais oriundos da formação escolar incorreta. Os objetivos deste trabalho foram investigar sobre concepções alternativas acerca dos insetos com alunos do ensino fundamental II e propor situações para promoção de uma aprendizagem significativa. Os dados dessa investigação foram coletados em três turmas de escolas diferentes: uma escola em Nova Parnamirim da rede privada, e duas da rede pública municipal de ensino: uma do município de Natal/RN e a outra do município de Parnamirim/RN. Utilizou-se como instrumento um questionário aplicado em duas etapas. Na primeira etapa foram feitas três questões abertas e duas fechadas. Na segunda etapa aplicaram-se mais três questões. Nesta oportunidade foi apresentado aos alunos uma lista com imagens de insetos e animais considerados não insetos. Os resultados dos questionários mostraram que os alunos apresentaram na sua maioria 62% sentimentos negativos sobre os insetos, expressos por palavras depreciativas, entre elas: nojentos, feios, asquerosos, perigosos, sendo estes mais da metade dos alunos da amostra. Sentimentos positivos representaram 20%: fazem bem ao homem, Deus criou, são bons, são bonitos, e 18% apresentaram neutralidade nessas categorias. Outro resultado apresentado foi que 82% generalizaram os animais artrópodes como sendo insetos. Desta forma uma proposta de uma unidade didática mais significativa utilizando atividade lúdica constituída de um jogo de tabuleiro e recursos que levem o aluno a vivenciar um momento significativo para que parte dessas concepções sobre o que é um inseto seja corrigida no final da unidade didática sobre o táxon Insecta apresentada no currículo escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA
Interno - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externo ao Programa - 3321654 - RUTE ALVES DE SOUSA
Externo à Instituição - VALDENILDO PEDRO DA SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 30/11/2012 15:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao