Banca de DEFESA: MARCIA MARIA ALVES DE ASSIS

DATA: 05/10/2011
LOCAL: Auditório do CCET

ENSINO DE MATEMÁTICA PELO RÁDIO: UMA HISTÓRIA FALADA E UM DOCUMENTÁRIO DIDÁTICO

Ensino de Matemática. Escolas Radiofônicas. Curso de Madureza.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar aspectos do percurso histórico do ensino de Matemática pelas Experiências Radiofônicas no Estado do Rio Grande do Norte, entre as décadas de 1950 a 1970, com o intuito de organizar um documentário (CD-ROM) contendo os conteúdos de Matemática estudados pelos que vivenciaram a experiência radiofônica. Para tanto, lançamos mão da pesquisa qualitativa. Buscamos respaldo em pressupostos teóricos da História Cultural e de estudiosos da memória como Michel Certeau, Roger Chartier, Le Goff, Paul Thompson e Peter Burke. Recorremos também a elementos da História Oral. Focamos os ensinos da alfabetização e do primário das Escolas Radiofônicas de duas comunidades rurais - Logradouro e Catolé - que atualmente fazem parte do município de Lagoa Salgada (RN) e, no que se refere ao Ensino Ginasial, nos detivemos no Curso de Madureza, pelo Rádio. Utilizamos como fontes escritas, principalmente, os documentos encontrados no Arquivo Geral da Arquidiocese de Natal e os cedidos pelos participantes colaboradores da pesquisa. Nossas fontes orais advêm dos depoimentos de alunos e monitores da cidade de Lagoa Salgada, professores-locutores e técnicos do Serviço de Assistência Rural (SAR) de Natal (RN). Neste estudo, identificamos a Geometria da Cubação nas práticas sociais dos alunos de Lagoa Salgada. Identificamos também, no material pesquisado, o Método Global juntamente com a pedagogia de Paulo Freire, que norteava a produção das aulas nos cursos de alfabetização e primário. Nos conteúdos de Matemática, percebemos traços da tendência Empírico-ativista. Já no curso de Madureza, evidenciou-se a tendência Tecnicista Formalista. Finalmente, como produto deste estudo, organizamos um documentário (CD-ROM), contendo a história do ensino da Matemática, a partir do relato daqueles que vivenciaram a experiência radiofônica, enfatizando a metodologia de ensino desenvolvida nas aulas, para que sirva de material de consulta para alunos, professores e pesquisadores da área.

Externo à Instituição - ANTONIO VICENTE MARAFIOTI GARNICA - UNESP
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES