Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANK VICTOR AMORIM

DISCENTE: FRANK VICTOR AMORIM
DATA: 20/07/2011
LOCAL: Setor 3 sala H5

NOÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I POR MEIO DE ATIVIDADES COM O SOFTWARE GEOGEBRA

Cálculo Diferencial e Integral I, Atividades Investigativas, Software GeoGebra.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

A disciplina CDI I (Cálculo Diferencial e Integral I), consta na estrutura curricular de diversas áreas como: Ciências Exatas e da Terra; Tecnológica; Biológica e Humanística. Dado que existem dificuldades no que se refere ao ensino aprendizagem de CDI I, este trabalho apresenta uma sequência de atividades apresentada em sessões, em que os alunos trabalham em duplas ou individualmente, para perceber a essência dos conceitos iniciais de funções, limites, derivadas e integrais. A turma escolhida foi uma de alunos que cursavam Licenciatura em Matemática, devido esse curso fazer parte dos que apresentavam maiores dificuldades, isso detectado após a realização de uma pesquisa realizada junto a PROGRAD-UFRN (Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), esses alunos eram convidados aleatoriamente a participarem de encontros realizados no turno inverso em que os mesmos estudavam. Primeiro realizamos uma atividade Piloto, para podermos analisar melhor a viabilidade da proposta, bem como realizar melhorias para o experimento real. O presente estudo tem como eixo temático buscar responder a seguinte questão: “O ambiente de Geometria Dinâmica GeoGebra facilita as noções de CDI I ?” Baseando-se nos recursos oferecidos na UFRN-Natal (Universidades Federal do Rio Grande do Norte Campus Natal), elaboramos nossas sessões de atividades na perspectiva investigativa, proposta pelas concepções de Ponte (2003). Bem como utilizamos em nosso referencial as ideias propostas por Borba e Penteado (2007), Zulatto (2002, 2007), Salazar (2009), Lopes (2010) no que diz respeito as TI (Tecnologias da Informação). Como instrumentos de coletas de dados utilizamos: questionários respondido por professores e alunos, entrevistas informais realizadas após cada encontro, relatórios preenchidos por observadores que estavam auxiliando no experimento, as sessões de atividades respondidas e entregues, bem como as atividades realizadas pelos alunos no computador e entregues ao professor formador. As sessões de atividades aplicadas nos ajudou a perceber como as melhorias na compreensões dos conceitos de CDI I frente aos recursos do GeoGebra principalmente no visual e por meio do processo de arrastar as figuras no computador sem que ocorram perdas na estrutura de suas construções.

Presidente - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Interno - 1516534 - FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA