Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA SALVIANO DE MORAIS

DISCENTE : LARISSA SALVIANO DE MORAIS
DATA : 04/05/2023
LOCAL: Videoconferência (Google Meet): meet.google.com/wnx-hhmm-wcd

XILOGRAVURAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ATRAVÉS DA ARTE E QUESTÕES DE GÊNERO

Educação matemática; ensino de geometria; xilogravuras; literatura de cordel; relações de gênero.

Ciência indispensável para a humanidade, a geometria compreende e contribui para o desenvolvimento do mundo, possibilita o entendimento de outras áreas do conhecimento, assumindo a sua importância entre seres humanos e cotidiano. Com essa concepção, esta pesquisa teve o objetivo de elaborar e avaliar um produto educacional para a Educação Básica, na forma de uma Sequência Didática (SD) proposta contextualizadora para o ensino da geometria, construção de elementos simétricos, com foco na reflexão de imagens. Os elementos contextualizadores foram conectados às inquietações sociais e elementos da cultura popular nordestina, notadamente a xilogravura e o cordel, atravessados por uma ótica das relações de gênero. Como a geometria, ensinada de forma contextualizada na cultura popular e relações de gênero pode contribuir para o ensino-aprendizagem da matemática? Em quais aspectos? Partindo de questionamentos assim, desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa, do tipo descritiva, bibliográfica, com pesquisa de campo e observação participante.A SD foi organizada nos Três Momentos Pedagógicos e aplicada com estudantes do Ensino Médio Técnico em Edificações da cidade de Lajes/RN. Os resultados da aplicação dessa sequência foram preliminarmente examinados por meio da metodologia de análise de conteúdo. O ensino-aprendizagem de geometria de forma contextualizada mostrou-se um desafio. Ao analisarmos os resultados, constatamos dificuldades e possibilidades para os estudantes, em relação a vários aspectos, tais como: a) conceitos de geometria; b) o uso de cálculos, grandezas e dimensões; c) um despertar da curiosidade científica e cultural; d) criatividade e motivação; e) as inter-relações xilogravura e geometria; f) família, atividade doméstica e religião; g) mulher e sociedade. De uma maneira geral, a análise preliminar apontou que ensinar geometria por meio da arte e questões de gênero promove a aprendizagem desenvolvendo reflexões e pensamentos críticos.Em outras palavras, essa linha de ensino-aprendizagem contribuiu para a formação profissional e social dos indivíduos. Para que os estudantes se tornem protagonistas e críticos diante do contexto em que vivem na sociedade, é necessário que as instituições educacionais ofereçam possibilidades que promovam um caminho de formação crítica, relacionando a matemática com a cultura, o cotidiano e a sociedade.

Presidente - 1753033 - CARLA GIOVANA CABRAL
Interna - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externa ao Programa - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS - UFRNExterna à Instituição - LINDAMIR SALETE CASAGRANDE - UTFPR
Notícia cadastrada em: 24/04/2023 10:42