Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA CRISTINA ALVES

DATA : 28/04/2023
LOCAL: https://meet.google.com/wbw-nimx-eqp

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS

Cenários para investigação; Educação Financeira; Educação Matemática Crítica. Atividades.

Esse trabalho traz uma articulação entre a Educação Matemática Crítica e a Educação Financeira propondo um estudo sobre uma atividade aplicada em um contexto real de ensino. A proposta surgiu a partir de uma inquietação com temas presentes no ensino de matemática e com uma percepção relativa à dicotomia entre a matemática ensinada e aquela utilizada no cotidiano. Uma sequência de atividades (nosso produto educacional) foi desenvolvida voltada para turmas da primeira série do ensino médio e aplicadas em uma disciplina eletiva, no contexto do novo ensino médio, em uma escola pública de Partnamirim/RN. Inspiradas nos cenários para investigação, propostos por Skovsmose (2000), as atividades instigaram os estudantes a avaliarem formas de pagamento possíveis para a aquisição de determinados produtos desejados por eles. A pesquisa, de caráter qualitativo, que analisou a aplicação e usou como dados as gravações das conversas dos estudantes e as respostas deixadas nas atividades, teve como questão-foco: Quais reflexões são produzidas por alunos do Ensino Médio, ao longo da aplicação de uma sequência de atividades, que propiciam cenários para investigação envolvendo Educação Financeira? Pudemos perceber que as escolhas feitas pelos estudantes durante as atividades refletiram seus backgrounds e foregrounds e apontou que atividades como esta podem colaborar com a educação financeira dos jovens estudantes brasileiros.

Presidente - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Externa ao Programa - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES - UFRNExterno à Instituição - DENIVAL BIOTTO FILHO - IFSP
Notícia cadastrada em: 18/04/2023 11:53