Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA BENTO DE SOUZA

DATA : 26/04/2023
LOCAL: https://meet.google.com/tvc-nftf-hwx

MATEMÁTICA RECREATIVA EM AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino de Matemática. Matemática Recreativa. Motivação. Caderno de Atividades.

Esta pesquisa faz um estudo sobre aspectos relacionados a motivação no contexto escolar considerando-a relevante para o bom desenvolvimento dos estudantes apresenta a Matemática Recreativa (MR) como uma alternativa metodológica as aulas de matemática. A questão norteadora da pesquisa é: como a utilização de um conjunto de atividades voltadas à MR, trabalhado de forma sistemática e regular em uma turma do ensino fundamental, pode impactar na relação dos alunos com as aulas de matemática? Como objetivo geral da pesquisa nós visamos a avaliar a percepção de estudantes do ensino fundamental sobre as aulas de matemática quando a MR passa a ser regularmente utilizada. Para atingir o objetivo geral estabelecemos os seguintes objetivos específicos: analisar o comportamento dos estudantes durante as aulas de matemática, antes e depois da introdução da MR, examinar questionários relativos à percepção dos estudantes sobre a aula matemática, elaborar um caderno de atividades de matemática recreativa para ser aplicado em uma turma do 7º ano do ensino fundamental (Produto Educacional). Para esse estudo de caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação, os dados foram coletados através de notas de campo, gravações de áudio, questionários e folhas das tarefas dos alunos. Realizamos, portanto, observações em sala de aula para analisar o comportamento dos estudantes durante as aulas de matemática antes, durante e após a aplicação do caderno de atividades elaborado, bem como aplicamos questionários (entrevista - sondagem de opinião) para compreender a percepção dos estudantes sobre as aulas de matemática e, também, inserimos na rotina escolar o uso de caderno de atividades durante um período de dez semanas do ano letivo regular. Para analisar os dados coletados fizemos uma leitura atenta das transcrições e das anotações do caderno de campo identificando situações consideradas como atitudes positivas ou negativas por parte dos estudantes, em relação a introdução regular da MR na sala de aula. Como resultados preliminares apontamos que a inserção da MR em sala de aula proporcionou modificações nas atitudes e percepções de alguns estudantes e um aumento expressivo no número dos que participavam ativamente nas aulas e envolviam-se nas tarefas propostas foi percebido. Concluímos que a inserção da MR sistemática em sala de aula tem potencial para despertar o interesse/motivação dos estudantes pelas aulas de matemática, e pode contribuir para auxiliar a prática docente, tornando o processo de ensino de matemática mais significativo.

Presidente - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Interna - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externo à Instituição - SINVAL DE OLIVEIRA - UFT
Notícia cadastrada em: 17/04/2023 11:42