Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNNA RAQUEL PASSOS DA SILVA RUBEM

DISCENTE : BRUNNA RAQUEL PASSOS DA SILVA RUBEM
DATA : 27/04/2023
LOCAL: https://meet.google.com/xcc-mcam-met

A FUNÇÃO QUADRÁTICA A PARTIR DA IDEIA FUNDAMENTAL DE VARIAÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Função Quadrática. Variação. Produto Educacional. Atividades Orientadoras de Ensino (AOE).

O tratamento da álgebra restringido a técnicas operacionais foi um dos motivadores iniciais deste trabalho. Ao lançar o olhar para a abordagem até então vivida no Ensino Médio do conteúdo Função Quadrática (FQ) observa-se que este perpassa por uma abordagem em que é prioritariamente utilizado as relações e notações de Conjuntos Numéricos em detrimento de uma abordagem de seus aspectos variacionais e situações do cotidiano. Pela leitura do documento normativo educacional atual, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observou-se uma preocupação no desenvolvimento de ideias matemáticas fundamentais (equivalência, variação, interdependência, representação, ordem, proporcionalidade, aproximação) para converterem-se em objetos de conhecimento na escola, educação básica. Em relação ao objeto de estudo desta pesquisa qualitativa, tem-se questionamentos que vão de encontro de como o objeto Função Quadrática pode ser tratado a partir da ideia fundamental de variação, em uma proposta de sequência didática nos moldes de Atividades Orientadoras de Ensino (AOE). Como resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional, temos neste trabalho as intenções de atividades de investigação para compor um Produto Educacional (PE) nomeado por: “Sequência Didática: Lançamento de Foguete” a partir de três tarefas a serem realizadas em sala de aula e extraclasse.

Externa ao Programa - 3113108 - ETIENNE LAUTENSCHLAGER - nullPresidente - 2278641 - FABIAN ARLEY POSADA BALVIN
Interno - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Notícia cadastrada em: 14/04/2023 09:25