Banca de DEFESA: ARIELLY CHANTTAL MOREIRA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARIELLY CHANTTAL MOREIRA SOARES
DATA : 31/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/wsg-yoiy-zpw?pli=1&authuser=1
TÍTULO:

QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS (QSC) SOBRE RESISTÊNCIA BACTERIANA NOS AMBIENTES AQUÁTICOS: UMA PROPOSTA DE CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Questões Sociocientíficas, resistência bacteriana, antibióticos, movimento CTS, Microbiologia.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

As Questões Sociocientíficas (QSC), são temas controversos e complexos dentro da perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) que envolvem o conhecimento das relações cientificas, éticas, morais, ambientais, econômicas, políticas e culturais para resolução do problema da vida cotidiana.  Diversos conteúdos de Biologia podem ser abordados a partir das QSC, permitindo que os alunos possam desenvolver pensamento crítico sobre temas atuais e recorrentes. Uma das áreas da biologia pouco explorada pelas QSC é a Microbiologia, pois seu conteúdo necessita de certa abstração por parte dos estudantes. Contudo, a temática da resistência bacteriana em ambientes aquáticos se mostra com grande potencial pedagógico devido ao seu impacto em diversas áreas como saúde, política, ambiental, entre outras. Sendo assim, essa pesquisa tem como o objetivo principal contribuir com a formação inicial e continuada de professores de ciências para o uso da abordagem das questões sociocientíficas por meio da temática da resistência bacteriana. O percurso metodológico inclui um curso de formação para professores em formação inicial e continuada. Sendo assim, a presente pesquisa se caracteriza como qualitativa a partir da Observação Participante. Os instrumentos para coleta de dados foram: questionário inicial e material de apoio instrucional usado durante a aplicação das atividades do curso. Observou-se que os participantes da pesquisam possuíam pouco conhecimento formal sobre QSC e sua utilização no Ensino de Ciências. Durante o curso, as atividades executadas e as discussões evidenciaram dificuldades na identificação de alguns aspectos envolvendo a temática como também a reflexão dos dilemas morais e éticos. Contudo, a partir da elaboração de QSC, os professores obtiveram melhora na identificação das controversas dos temas escolhidos e dos aspectos que o envolvem. Com isso, acredita-se que a sequência didática elaborada a partir do curso de formação poderá contribuir como um material de auxílio para o professor por ser uma estratégia que visa o ensino de ciências para a cidadania e que contou com a validação de professores em formação inicial e continuada.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2524706 - GIULIANNA PAIVA VIANA DE ANDRADE SOUZA
Externa ao Programa - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA - UFRNExterno à Instituição - GUTEMBERG DE CASTRO PRAXEDES - UERN
Notícia cadastrada em: 27/03/2023 10:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao