Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDIR AVELINO DE PAIVA

DISCENTE : VALDIR AVELINO DE PAIVA
DATA : 04/04/2023
LOCAL: A definir

INDICADORES DE SAÚDE PÚBLICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO CICLO SONO-VÍGILIA PARA ENSINO FUNDAMENTAL II

Ciclo sono-vigília, Indicador de Saúde pública, ensino de ciências.

A pesquisa participativa está inserida em um contexto escolar de ensino realizado no 7º ano do ensino fundamental, voltado ao estudo da cronobiologia (parte da biologia que estuda a dimensão temporal da matéria viva, ou seja, ritmos biológicos), que está pautado ciclo circadiano com o   ritmo ciclo sono-vigília, ritmo esse que, poderá interferir no desempenho cognitivo de forma significativa, comprometendo o aprendizado e a saúde humana. Nesse contexto, surge a temática: “Indicadores de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília com estudantes do ensino fundamental”, que emerge a partir de um conjunto de observações e experiências em sala de aula, possibilitando perceber durante o processo de ensino alunos apresentando características de sonolência, irritabilidade, desinteresse e lentidão na realização de suas atividades escolares, durante as aulas de ciências da natureza. Desta forma, o trabalho de pesquisa busca analisar a higiene do sono de estudantes do 7º ano, através de uma sequência didática, voltado ao ciclo circadiano, em específico o ritmo do ciclo sono-vigília, associado como um indicador de saúde pública. Sendo assim, de forma propulsora, surge a seguinte questão: em que medida uma sequência de atividade abordando questões relativas ao sono, poderiam trazer contribuições e mudanças para a higiene do sono dos alunos? E ainda, seria possível utilizar essa temática para abordar conteúdos curriculares previstos na BNCC? A abordagem metodológica será de caráter qualitativa, a partir do desenvolvimento e aplicação da Sequência Didática — SD, guiada pelos Três Momentos Pedagógicos – TMPs, com alunos do (7º) ano do ensino fundamental em sala de aula. O procedimento de coleta de dados nessa pesquisa será a partir do instrumento de questionários com questões fechadas e abertas, que serão tratados e estudados através dos conteúdos de análise de Bardin.

Presidente - 1718598 - Fernanda Marur Mazze
Externa ao Programa - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER - UFRNExterno à Instituição - SANDRO LUIZ BARBOSA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 20/03/2023 15:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao