Banca de DEFESA: WELLINGTON ALYSSON DE ARAÚJO

DISCENTE : WELLINGTON ALYSSON DE ARAÚJO
DATA : 31/03/2023
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/yaf-mdtr-fqa

UMA SESSÃO VIRTUAL DE PLANETÁRIO PARA PÚBLICO GERAL COM O TEMA “AS ABELHAS E O CÉU”

As abelhas e o céu; Educação Ambiental; Educação em Astronomia; Sessão de planetário; Vídeo.

Esta dissertação apresenta os fundamentos utilizados na elaboração e na avaliação de uma sessão para planetário em formato de vídeo para tela plana sobre o tema “As abelhas e os Céus”, dirigida para o público geral, bem como o roteiro da sessão, a avaliação desta pelo público que participou de sua primeira apresentação e o link para o vídeo. O tema da sessão visa uma articulação entre Educação em Astronomia e Educação Ambiental considerando a necessidade de sensibilização ambiental mais ampla da população e apoiando-se nas reflexões de Sauvé (1997, 2005, 2008) sobre formas de vermos o ambiente ao trabalharmos a Educação Ambiental. Para a elaboração da sessão utilizamos as etapas propostas por Freitas e colaboradoras (2013, 2015). Na delimitação do conteúdo e do tema da sessão, foi feito um estudo, com 81 pessoas, de concepções sobre as abelhas e as habilidades destas para navegar pelo céu, junto a estudantes e pessoas em geral, no RN. Desse processo, resultou uma sessão com mensagem geral: “As abelhas são essenciais para a vida na Terra e sua percepção do céu é fundamental para a sobrevivência delas”. Os núcleos de informação contemplaram conteúdos como: o desaparecimento das abelhas; sua importância na polinização; o uso que fazem do Sol para navegação pelo céu e em comunicação sobre fontes de alimento; sua percepção diferenciada da luz polarizada do céu; representações culturais de abelhas nos céus; e as abelhas no RN. Para avaliar o produto foi realizada uma apresentação interativa para o público geral, da qual participaram 14 pessoas, via Google Meet. A exibição do vídeo (31min) somada às interações durou, no todo, 1h30min. Além de dados obtidos em notas pessoais e no chat, sobre as interações, utilizamos, como principais instrumentos avaliativos, um formulário eletrônico e, de modo complementar, duas entrevistas online com Mapa de Significado Pessoal (FALK; MOUSSOURI; COULSON, 1998). Os dados dos formulários foram organizados em categorias (BARDIN, 2006), destacando-se, entre outros aspectos, os principais aprendizados indicados pelo público que a avaliou, os quais abrangeram os seguintes temas: a sensibilidade de abelhas Apis mellifera à luz polarizada espalhada no céu; como esta é usada por esses animais para acompanharem o Sol ao longo do dia e se comunicarem sobre fontes de alimento; e as representações das abelhas no céu pelos Tupi-guarani. Em linhas gerais, a maioria dos avaliadores apontaram ter gostado da sessão e indicaram que a recomendariam fortemente para outras pessoas. Identificamos também algumas melhorias a serem feitas, tais como a qualidade do áudio do vídeo e reforços, nas interações, em torno de assuntos como a polarização do céu e o movimento diário do Sol e das demais estrelas na abóbada celeste. Durante a sessão foi ressaltado por professores da Educação Básica o potencial do vídeo para trabalho interdisciplinar nas escolas, em especial em disciplinas eletivas. A nossa expectativa é a de que a divulgação do link do vídeo da sessão alcance mais pessoas e possa contribuir, assim, nos mais diversos contextos de educação, incluindo planetários e escolas, para uma educação voltada para a sensibilização ao ambiente.

Presidente - 2321499 - AUTA STELLA DE MEDEIROS GERMANO
Externo à Instituição - JOSÉ RONALDO PEREIRA DA SILVA