Banca de DEFESA: MICHELSON BORGES DE ALMEIDA

DISCENTE : MICHELSON BORGES DE ALMEIDA
DATA : 30/03/2023
LOCAL: 3H5

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ESTATÍSTICA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino de Estatística. Ensino de Matemática. Educação ambiental. Sequência Didática

O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa que se restringe ao ensino de matemática relacionado ao conteúdo do 6º ano do Ensino Fundamental que envolve estatística e as formas que tais conteúdos são abordados por seus professores aos alunos desse nível de ensino. Delimita-se o objeto de estudo como sendo a construção dos conhecimentos e habilidades sobre conceitos estatísticos na disciplina de matemática para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Tal delimitação é posta para viabilizar a pesquisa dentro de tempo hábil que compreende o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Nossa questão foco é: Como construir uma Sequência Didática (SD) que auxilie o professor de matemática na construção da aprendizagem de conceitos estatísticos e, ao mesmo tempo, aborde noções de sustentabilidade ecológica junto aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental? Para respondê-la, estabeleceu-se como objetivo geral analisar como a Sequência Didática construída pode contribuir no ensino de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, foram determinados os seguintes: (1) disponibilizar aos professores de matemática uma Sequência Didática que aborde os conteúdos de estatística, pertinentes aos conhecimentos e habilidades previstos para o 6º ano do Ensino Fundamental, contextualizados com os conhecimentos inerentes à educação e conscientização ambiental; (2) divulgar a Sequência Didática, o Produto Educacional decorrente desse trabalho final de mestrado profissional, para uso no ensino de matemática. Como metodologia, a pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa e é dividida em duas etapas: (1) pesquisa bibliográfica sobre a abordagem do conteúdo de estatística na disciplina de matemática, bem como sobre a Educação Ambiental a fim de levantar o referencial teórico que viabilizará a utilização de noções de meio ambiente e sustentabilidade como contexto no desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) (exigência a ser cumprida por quem faz um mestrado profissional); (2) construção, aplicação e avaliação de um PE que compreende uma Sequência Didática que contextualiza o ensino dos conteúdos de estatística para o 6º ano do Ensino Fundamental com conhecimentos referentes ao meio ambiente. Para aplicação do PE faremos uso da técnica da observação participante e para avaliação, usaremos um questionário fechado que será respondido pelos participantes da pesquisa (professores em formação inicial e continuada). Em conclusão, verificou-se que o ensino dos conteúdos de estatística costuma ser reproduzido de forma mecânica e sem considerar a construção de um pensamento    crítico no ato de leitura e interpretação dos dados, fatos que descumprem o referencial didático estabelecido pelas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento dos estudos escolares acerca da estatística na área da matemática. Além disso, averiguou-se que a Constituição Federal e a Lei nº 9.795/1999, ao disporem sobre a Educação Ambiental, tratam-na como obrigatória na escolha e manejo das estratégias pedagógicas de todas as disciplinas, incluindo-se, portanto, a matemática. Tais constatações demonstram a necessidade do desenvolvimento de materiais que cumpram o determinado e reforçam a relevância da construção e divulgação ampla do Produto Educacional proposto nesse estudo.

Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Interno - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY