Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA FERNANDA DA SILVA LIMA

DISCENTE : FLÁVIA FERNANDA DA SILVA LIMA
DATA : 29/09/2022
LOCAL: Remoto

QSC NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A LUZ DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES DA ESCOLA MODELO

Questões sociocientíficas. Documentos Curriculares. Disciplinas Eletivas.

Ter cidadãos ativos e engajados na nossa sociedade parece utópico frente a como a educação é conduzida em nosso país. Ainda mais com o avanço da Ciência e da Tecnologia, faz-se necessário uma formação que seja formativa e também crítica para compreender os rumos que a nossa sociedade está tomando. Nesse sentido, a abordagem metodológica com as Questões Sociocientíficas (QSC) podem ser úteis se aliadas ao contexto educacional. Dito isto, esta dissertação tem como objetivo analisar a potencialidade da abordagem de QSC no ensino de ciências em escolas de tempo integral, mais especificamente nas disciplinas eletivas do currículo, na capital do Rio Grande do Norte sob a ótica de alguns documentos orientadores. A presente pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa. No intuito de melhor compreender a realidade dos professores que trabalham na ETI o instrumento utilizado foi um questionário aplicado remotamente, via whatsapp, com o auxílio do Google Forms para 5 licenciados dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física atuantes nas seguintes escolas: Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense, Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcante e Escola Estadual em Tempo Integral Winston Churchill. Diante dos relatos, foi realizada uma intervenção com os docentes e ao final confeccionada uma cartilha como produto educacional. O intuito deste documento é nortear os professores na elaboração das disciplinas eletivas com a inserção de QSC. Os resultados esperados são que os professores se sintam melhor preparados para lidar com essa parte flexível do currículo, em prol de uma melhor oferta educacional aos estudantes do ensino médio. Com isso espera-se contribuir para melhor preparação dos professores em exercício no ensino integral e a formação dos alunos-cidadãos na sociedade que estamos construindo.

Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interna - 1718598 - Fernanda Marur Mazze