Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO NETO LIMA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO NETO LIMA DE SOUZA
DATA : 07/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Link da videochamada Google Meet: https://meet.google.com/our-vgwv-hrg
TÍTULO:

AL-BIRUNI E SUA CARTA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE LADOS E ÂNGULOS DE TRIÂNGULOS ESFÉRICOS E PLANOS: UM GUIA DIDÁTICO DIGITAL DIRECIONADO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

História da matemática islâmica no século XI. Carta de al-Biruni para Abu Said. Conhecimento geométrico. Atividades-históricas-com-tecnologia.  Interface entre história e ensino.


PÁGINAS: 210
RESUMO:

Centrado no estudo da história da matemática (HM), mais precisamente na história da matemática islâmica do período medieval, este trabalho teve como base para sua elaboração uma carta, escrita por al-Biruni no século XI, que carrega em seu âmago uma saudação inicial, cinco demonstrações sobre algumas relações entre lados e ângulos em triângulos na esfera e no plano e uma saudação final. A partir do estudo desse documento, se voltamos para a proposição de uma interface entre história e ensino por meio da aliança entre HM e tecnologias digitais (TD) via investigação matemática (IM). Para tanto, a presente dissertação foi norteada pela seguinte interrogação: quais conhecimentos podem ser mobilizados a partir de uma atividade-histórica-com-tecnologia elaborada com base nas potencialidades didáticas de uma carta escrita por al-Biruni no século XI e pensada por meio da articulação entre história e ensino? Almejando responder tal questionamento, temos como objetivo geral propor uma articulação entre história e ensino via aliança entre HM, TD e IM, direcionada a formação de professores de matemática e, para tanto, foram estabelecemos três objetivos específicos intimamente relacionados, são eles: estudar aspectos relacionados a al-Biruni, a sua produção e o contexto no qual ele e sua obra estão inseridos; estabelecer conexões entre as histórias da matemática presentes no tratado com as atividades-históricas-com-tecnologias de Sousa (2020) na perspectiva da interface entre história e ensino de Saito (2013) e; elaborar e aplicar um Guia Didático, voltado para formação do professor de matemática, envolvendo aspectos históricos-matemáticos da carta. Ressaltamos que foram combinamos procedimentos metodológicos e instrumentos distintos para compor os dados analisados, são eles: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionários semiestruturados, fotografias, diário de campo, filmagens, gravações e os registros dos participantes nas atividades propostas com o Produto Educacional. Como resultado, apresentamos um protótipo de Produto Educacional, cuja estrutura principal encontra-se em fase final do desenvolvimento. Este, por sua vez, será aplicado na oportunidade de um curso de extensão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externa ao Programa - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES - UFRNExterna à Instituição - ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE
Externo à Instituição - FUMIKAZU SAITO - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 21/06/2022 21:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao