Banca de DEFESA: CAIO CÉZAR CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAIO CÉZAR CAVALCANTE
DATA : 23/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/vwf-wfid-dmm
TÍTULO:

Produtos Educacionais do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e da Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática?


PALAVRAS-CHAVES:

Mestrado Profissional em Ensino; Produtos Educacionais; Repositório on-line; Matemática


PÁGINAS: 114
RESUMO:

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino (MPE) que teve por objetivo qualificar e quantificar os produtos educacionais produzidos em trabalhos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MPECNM/UFRN), na área de ensino de matemática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo nos trabalhos apresentados ao programa no período de 2002 a 2020 que buscou responder à questão: quais as características qualitativas e quantitativas dos produtos educacionais desenvolvidos no PPGECNM/UFRN, área de ensino de matemática, produzidos nas últimas duas décadas? Como resultado, concluímos que ao longo dos anos, na medida que as orientações da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no tocante aos MPEs, especificamente em relação aos Produtos Educacionais (PEs) foram mudando, se aperfeiçoando com o passar dos anos, os PEs se tornaram figuras centrais dos trabalhos apresentados pelos mestrandos. Na análise quantitativa, verificamos que 82% dos trabalhos são Propostas de Ensino, sendo as mais comuns Sequências Didáticas e Caderno de Atividades, outro dado importante é que em 35,1% das produções a História da Matemática – HM foi a tendência em educação matemática mais lembrada nas pesquisas, em contraponto, a Resolução de Problemas e a Modelagem Matemática estão presentes em apenas 2,2%. Ao final de nossa pesquisa, por fazermos parte de um programa de mestrado profissional, desenvolvemos um PE que constitui-se de um repositório virtual que auxilie professores de todos os níveis a acessarem, em um único local, todos os produtos educacionais que tivemos acesso nos programas de mestrado, modalidade profissional, área de ensino, que tenham obtido nota maior ou igual a três na avaliação quadrienal (2013-2016) realizada pela CAPES, de acordo com dados extraídos da Plataforma Sucupira. Para sua avaliação e validação, submetemos tal repositório à crítica de professores de matemática da educação básica das Redes Pública e Particular de Ensino no Rio Grande do Norte – RN, usando um questionário on-line. Este questionário apontou que o nosso produto era uma produção que poderia contribuir com a área de ensino de matemática devido a sua praticidade e, podendo impulsionar a pesquisa e uso dos materiais nele alocados, se tornando, portanto, um grande aliado no planejamento das aulas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Interna - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externo à Instituição - SINVAL DE OLIVEIRA - UFT
Notícia cadastrada em: 03/02/2022 14:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao