Banca de DEFESA: PABLO HENRIQUE EUGENIO BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PABLO HENRIQUE EUGENIO BEZERRA
DATA : 20/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Modo remoto pelo Google Meet com transmissão ao vivo pelo canal do PPGECNM no youtube
TÍTULO:

MARTE: SISTEMA DE RPG PEDAGÓGICO BASEADO EM INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: RPG Pedagógico. Exploração Espacial. Marte. Inteligências Múltiplas. Ensino de Ciências.


PÁGINAS: 193
RESUMO:

Essencialmente, o RPG (do inglês Role Playing Game) é um jogo de narrativas com elementos teatrais, no qual os jogadores interpretam diferentes personagens em um contexto de criação e de imaginação. No âmbito educacional, o RPG revela enorme potencial didático e pedagógico, podendo favorecer as interações sociais, ações inter-multi-transdisciplinares, a argumentação, a oralidade, dentre outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Nesta dissertação, investigamos como o RPG Pedagógico pode fomentar o desenvolvimento de inteligências múltiplas no ensino de ciências naturais e matemática. A teoria das Inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner, compreende inteligências do tipo: Corporal-Sinestésica, Lógico-Matemática, Verbo-Linguística, Espacial-Visual, Intrapessoal, Interpessoal e Musical. Assim, em linhas gerais, objetivamos desenvolver um produto educacional na forma de um RPG de mesa (tipo mais tradicional) para promover a aprendizagem de conceitos científicos e procedimentos e atitudes ligadas às inteligências múltiplas. O cenário escolhido para o RPG foi sobre a Exploração Espacial, mais especificamente, sobre a colonização do planeta Marte. Trata-se de uma temática  frequentemente abordada pela mídia e com forte presença na cultura sci-fi. Denominado de Marte: sistema de RPG, o referido produto educacional foi adaptado (devido aos impactos causados pela pandemia de Sars-CoV-2) para aplicação remota com professores em formação inicial e continuada de ciências naturais e matemática. Dentre os principais resultados alcançados, destacamos a versatilidade do RPG construído e, principalmente, o processo de criação de personagens, tão marcante nos sistemas de RPG tradicionais e que desencadeou diferentes problematizações, sejam elas de caráter pessoal ou didático-científico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Externo ao Programa - 1051578 - THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO
Externo à Instituição - GUILHERME BROCKINGTON - UFABC
Notícia cadastrada em: 19/11/2021 08:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao