Banca de QUALIFICAÇÃO: PABLO HENRIQUE EUGENIO BEZERRA

DATA : 19/04/2021
LOCAL: https://meet.google.com/nvj-ovad-fsw

MARS-1: RPG pedagógico sobre exploração espacial para o ensino de ciências

Palavras-chave: RPG Pedagógico; Exploração Espacial; Marte; Inteligências Múltiplas, Ensino de Ciências.

Essencialmente, o RPG (do inglês Role Playing Game) é um jogo de narrativas com elementos teatrais, no qual os jogadores interpretam diferentes personagens em um contexto de criação e de imaginação. No âmbito educacional, o RPG revela enorme potencial didático e pedagógico, podendo favorecer as interações sociais, ações inter-multi-transdisciplinares, a argumentação, a oralidade, dentre outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo. Nesta dissertação, investigamos como o RPG Pedagógico pode fomentar o desenvolvimento de múltiplas inteligências no ensino de ciências naturais e matemática. A teoria das Múltiplas Inteligências, proposta por Howard Gardner, compreende inteligências do tipo: Corporal-Sinestésica, Lógico-Matemática, Verbo-Linguística, Espacial-Visual, Intrapessoal, Interpessoal e Musical. Assim, em linhas gerais, objetivamos desenvolver um produto educacional na forma de um RPG de mesa (tipo mais tradicional) para promover a aprendizagem de conceitos científicos, procedimentos e atitudes ligadas às múltiplas inteligências. O cenário escolhido para o RPG foi sobre a Exploração Espacial, mais especificamente, sobre a colonização do planeta Marte. Trata-se de um assunto frequentemente abordado pela mídia e recentemente em destaque nos noticiários devido aos lançamentos e a chegada de sondas espaciais humanas ao Planeta Vermelho. A estrutura principal do produto educacional encontra-se em fase final de desenvolvimento. Denominado de Marte: sistema de RPG, espera-se aplicar esse RPG com estudantes da educação básica, mais especificamente, da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Norte.

Presidente - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Interno - 1225280 - WILSON ELMER NASCIMENTO