Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELE SILVA MARQUES DE MELO

DISCENTE : GISELE SILVA MARQUES DE MELO
DATA : 30/01/2021
LOCAL: https://meet.google.com/xas-ttyf-csu

Investigação de aspectos sobre biodiversidade no ensino de zoologia para a graduação em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira

Biodiversidade. Análise de conteúdo. Educação ambiental. Sensibilização ambiental. Legislação ambiental.

A Zoologia corresponde a uma área das ciências da vida que tem recebido atenção de vários pesquisadores envolvidos com os aspectos do ensino e da aprendizagem sobre a diversidade animal, seja ela como parte dos conteúdos de Ciências e Biologia na educação básica, ou como componente curricular na educação superior. Considerando que a Zoologia se constitui uma área de conhecimento de relação íntima com o ambiente onde os organismos vivem, esta pesquisa busca investigar como os aspectos sobre biodiversidade relacionados ao ambiente foram evidenciados no ensino de Zoologia para estudantes do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFRN. Nesse sentido, foram identificados os aspectos ambientais evidenciados no contexto de ensino, a partir da disciplina de Biodiversidade, e suas peculiaridades no ensino de Zoologia. Tratando-se o trabalho de uma investigação de publicações para visualização dessas tendências acerca de dados ambientais, foram utilizados elementos da metodologia de análise de conteúdo sistematizada por Laurence Bardin (2016), que conduziu à montagem de um corpus a partir do qual foi selecionada uma amostra de análise totalizando 73 trabalhos entre resumos expandidos e trabalhos completos divulgados em anais de congressos; capítulos de livros e artigos publicados em periódicos. Essa amostra de análise evidenciou conteúdos que possibilitaram a descrição de quatro categorias de contextualização ambiental no ensino de Zoologia, a saber: A biodiversidade nos enfoques à diversidade animal, Aspectos taxonômicos no estudo da fauna e o meio ambiente, Aspectos ecológicos no estudo dos animais e Educação Ambiental nas atitudes sobre a fauna. A análise dos trabalhos, contemplados nesses quatro tópicos, destacou um amplo enfoque sobre temas ambientais, principalmente ao longo do período de efetivação do componente curricular Biodiversidade; porém, em se tratando do estudo acerca dos espécimes da diversidade animal em campo e em laboratório, têm-se poucas referências aos aspectos legais que regulamentam o acesso à biodiversidade. Isso posto, tem-se como produto educacional uma cartilha que explora sobre [UTF-8?]“Aspectos da Legislação Ambiental que regulamentam o acesso à biodiversidade direcionados ao ensino de Zoologia.

Presidente - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA
Externa ao Programa - 6349507 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA