Banca de DEFESA: JOÃO HENRIQUE DE SOUZA DANTAS

DISCENTE : JOÃO HENRIQUE DE SOUZA DANTAS
DATA : 18/12/2020
LOCAL: meet.google.com/gyh-mhfb-ovj

UM MATERIAL PARA PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O ENSINO DE MARÉS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ensino de Física e de Astronomia. Marés. Material para professor.

Nosso trabalho aborda o ensino sobre um fenômeno cíclico que ocorre diariamente com as águas do mar, usualmente muito familiar às pessoas que vivem no litoral, as marés. Além de se fazer presente e até, em alguns casos, ser um condicionante para os momentos de lazer das pessoas nas praias, tal fenômeno apresenta relações com diversas situações socioambientais do nosso entorno. Influencia as características da fauna e flora litorâneas e a ocorrência de ecossistemas essenciais para a vida marinha, a exemplo dos manguezais, a dinâmica de atividades pesqueiras e o funcionamento de portos, e determina o impacto de construções pela orla marinha em cidades litorâneas. Percebemos que, apesar de termos um vasto litoral, o ensino sobre marés não está muito presente na Educação Básica, constatando-se ainda uma escassez de trabalhos publicados sobre o tema na área de Ensino de Física, no Brasil. Considerando a contradição entre a importância do tema e sua ausência no ensino, desenvolvemos um material para o professor - Por Dentro das Marés - com o objetivo de estimular e potencializar a exploração de conhecimentos que achamos pertinentes para o ensino de marés sob um viés principalmente da Física e da Astronomia. Esse material tem a forma de um Módulo que apresenta ao professor algumas reflexões sobre a importância das marés, tentando deixar claro que o tema é pertinente para o Ensino Médio. O material apresenta algumas das principais ideias e teorias que foram propostas na história da ciência para explicar as marés e os desafios que o fenômeno ofereceu para sua compreensão, com uma explanação mais detalhada sobre a Teoria do Equilíbrio, a qual pontuou a origem gravitacional para o fenômeno. Apresentamos ainda, no material, resultados de uma pesquisa que realizamos em duas escolas do Rio Grande do Norte, sobre as concepções prévias de 115 alunos do 1º ano do Ensino Médio, acerca das marés. O objetivo dessa pesquisa foi entender como os estudantes interpretam as marés e o que pensam que as origina, bem como as eventuais relações que estabelecem entre esse fenômeno, aspectos do seu dia a dia e de seu entorno. Com isso sistematizado, espera-se que o professor esteja mais preparado para lidar com as concepções que sua turma venha a apresentar. Para finalizar, oferecemos algumas sugestões didáticas para auxiliar na montagem de um plano de ensino que o professor venha a produzir sobre marés. Nessas sugestões, estão algumas propostas de práticas sobre as quais tivemos conhecimento por meio de nossas vivências e de nossa pesquisa bibliográfica, bem como alguns softwares para ilustrar a Teoria do Equilíbrio e uma lista de vídeos acelerados de algumas regiões costeiras do Brasil e de outros países, objetivando explicitar as variadas formas com que a intensidade das marés pode se manifestar em diferentes locais. Para avaliarmos o potencial de nosso produto para contribuir com a inserção do tema no Ensino Médio, o enviamos a um grupo pequeno de professores licenciados em Física, dos quais, quatro se disponibilizaram a fazer a leitura completa do texto, e a participar de uma reunião virtual para discutirmos suas dúvidas e considerações acerca do mesmo. Nessa reunião, que durou 3 horas e foi gravada, os quatro professores fizeram observações e sugestões importantes que foram incorporadas na revisão do produto educacional. Todos os professores reconheceram a pertinência e necessidade da inserção do tema das marés no ensino de Física na Educação Básica, e três deles ressaltaram que o texto tem muito a contribuir no incentivo e apoio a professores de Física nesse sentido, bem como na provocação para o aprofundamento sobre as dimensões abordadas no texto. Esperamos, assim, que estas venham a ser contribuições efetivas do material Por Dentro das Marés.

Presidente - 2321499 - AUTA STELLA DE MEDEIROS GERMANO
Externo ao Programa - 348011 - GILVAN LUIZ BORBA
Externo à Instituição - JOSÉ RONALDO PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 000.000.000-00 - NÉSTOR EDUARDO CAMINO - NÃO INFORMADO