Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUIZA DE MEDEIROS TEIXEIRA

DISCENTE : MARIA LUIZA DE MEDEIROS TEIXEIRA
DATA : 23/06/2020
LOCAL: https://bit.ly/QualificacaoMariaLuiza

UTILIZAÇÃO DE UMA PLANTA PILOTO DE PRODUÇÃO DE ETANOL PARA REALIZAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS NO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFRN CAMPUS NOVA CRUZ

Planta piloto; experimentação; atividades investigativas; habilidades; técnico em química

As primeiras ideias que nos motivaram para este estudo surgiram desde que percebemos que havia um potencial recurso didático no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Nova Cruz, que é a planta piloto para produção de etanol. Percebemos que este equipamento poderia ser utilizado em várias disciplinas do eixo científico-tecnológico do curso Técnico em Química. Porém, raramente essa ferramenta é utilizada em aulas experimentais na instituição. Para propormos uma solução para o problema, iniciamos uma interação com os docentes de Química do Campus Nova Cruz, através de um questionário aberto, abordando possíveis causas que dificultam a utilização da planta piloto como recurso didático. Após a análise das respostas, verificamos a necessidade do desenvolvimento de um material de apoio aos docentes para realização de aulas experimentais na planta piloto. Nesta perspectiva, o objetivo central desse trabalho é promover a utilização da planta piloto de produção de etanol em aulas experimentais para a disciplina de Tecnologias Químicas Regionais, do Curso Técnico em Química. Para tanto, desenvolvemos uma sequência didática experimental, centrada no tema produção de etanol, utilizando a planta piloto do IFRN Campus Nova Cruz. Tomamos como base teórica para desenvolvimento da sequência didática, a experimentação investigativa e o desenvolvimento de habilidades e competências para formação do técnico em química. Para a coleta de dados, utilizamos instrumentos característicos da pesquisa qualitativa, como questionários aplicados aos alunos e entrevista com o professor titular da disciplina. As atividades propostas na sequência foram avaliadas pelo docente da disciplina e pelos alunos. Também utilizamos um protocolo de observação e notas de campo durante a aplicação das atividades como forma de registrar o desenvolvimento de habilidades. Observamos que a proposta promoveu nos alunos o desenvolvimento de forma mais significativa de algumas habilidades, tais como: trabalhar em equipe, executar procedimentos operacionais do processo produtivo, manipular materiais, interpretar os dados, elaborar conclusões, discutir os resultados obtidos e analisar as limitações do experimento. Além disso, percebemos a motivação do professor titular da disciplina para aplicar a sequência nas próximas turmas.

Presidente - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Interno - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Externa ao Programa - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Notícia cadastrada em: 29/05/2020 09:26