Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNEUDO CAVALCANTE DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDNEUDO CAVALCANTE DE ANDRADE
DATA : 27/02/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 51 - CCET
TÍTULO:

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA E OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências, Formação Inicial, Conteúdos de Biologia, Questões Sociocientíficas.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

A Ciências Naturais constitui-se em área de conhecimento, compreendendo conteúdos e conceitos das matérias de Física, Química, Biologia, Ciências Ambientais, entre outras. Entretanto, na prática escolar o componente das Ciências Naturais é tratado de forma disciplinar, especialmente no Ensino Fundamental II. Para ministrar o componente curricular de Ciências Naturais no ensino fundamental é necessário ser licenciado em Física, Química ou Ciências Biológicas, embora tradicionalmente este componente curricular tem sido assumido por biólogos. Como não há legislação específica definindo qual dessas licenciaturas devem assumir as aulas de Ciências Naturais, os cursos de Licenciatura em Física, Química e Biologia acabam por habilitar seus egressos para esta atuação profissional, embora os mesmos não estejam qualificados. Nesta perspectiva, o presente trabalho visa contribuir para a qualificação dos licenciandos em Química da UFRN no que diz respeito a alguns conteúdos de Biologia que não são abordados durante o curso. Para isso, será proposto um produto educacional na forma de curso de extensão. Os conteúdos de Biologia serão abordados por meio de questões sociocientíficas e o curso de extensão será proposto a partir dos três momentos pedagógicos. Deste modo, espera-se em alguma medida contribuir para uma formação mais qualificada dos licenciandos em Química para atuarem nas aulas de Ciências do ensino fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1718598 - Fernanda Marur Mazze
Interna - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Externa ao Programa - 3321654 - RUTE ALVES DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 15/02/2020 10:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao