Banca de DEFESA: KLEITON JULLIAN SOARES DOS SANTOS

DISCENTE : KLEITON JULLIAN SOARES DOS SANTOS
DATA : 23/01/2020
LOCAL: Sala 51 - CCET

MINERAÇÃO QUÍMICA – UM JOGO DIDÁTICO DIGITAL DE RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS

TDICs, jogo didático digital, reação química, ensino de Química

Os professores do século XXI devem estar sempre atentos às mudanças que o ensino-aprendizagem vem apresentando com a presença cada vez mais volumosa das tecnologias voltadas para a prática docente. Os alunos que estão presentes na escola podem ser considerados nativos digitais, nasceram e estão crescendo em contato com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), seu mundo é digital, dominam esse ambiente com facilidade. O distanciamento entre o que é ensinado em sala de aula e o cotidiano dos alunos pode gerar desmotivação por não enxergarem as possibilidades de aplicação do conhecimento que estão aprendendo. Neste sentido, a incorporação de jogos didáticos digitais pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tornando a prática educativa do ensino de Química mais atrativa, inovadora e motivadora. Dessa forma, o objetivo do nosso trabalho foi elaborar, aplicar e avaliar um jogo didático digital, intitulado de Mineração Química, para a resolução de exercícios sobre reações químicas. Os resultados da aplicação deste jogo parecem sinalizar para o potencial lúdico e social deste produto educacional desenvolvido, além de atingirem os objetivos da aprendizagem. Entretanto, cabe destacar que os jogos devem ser aplicados sempre de forma crítica e nunca como uma possibilidade de resolver todos os problemas do ensino de Química.

Presidente - 1718598 - Fernanda Marur Mazze
Externa ao Programa - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER
Externo à Instituição - FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO - UEPB
Notícia cadastrada em: 20/12/2019 13:10