Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA LOPES SCHIAVETTI GUIMARÃES PEREIRA

DISCENTE : BÁRBARA LOPES SCHIAVETTI GUIMARÃES PEREIRA
DATA : 17/04/2019
LOCAL: Sala 51 do CCET

Questões sociocientíficas no ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica

Questões sociocientíficas – formação de professores – alfabetização científica - Ciências

Nos dias atuais de uma sociedade globalizada, jovens e adolescentes têm sido cobrados cada vez mais cedo a desenvolver uma postura consciente e responsável frente à realidade vivida nos mais diversos contextos sociais. O ambiente escolar é o local adequado para o desenvolvimento das habilidades necessárias para a formação de cidadãos críticos e atuantes, capacitados a transformar o meio em que vivem. Para tanto, faz-se necessário a atuação de profissionais da educação comprometidos com este propósito. Uma estratégia que vem sendo utilizada para esta finalidade em diversos países, como Portugal, é o uso das Questões Sociocientíficas (QSC’s) em aulas de Ciências. As QSC’s são temas controversos, polêmicos, que quando abordados em sala de aula e bem conduzidos pelo professor possibilitam o desenvolvimento de uma série de habilidades e competências no educando, além de favorecer a alfabetização científica. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo avaliar a percepção de licenciandos em formação inicial do Pibid de Biologia, Física e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca do tema. Entretanto, faz-se necessário destacar que este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado e, portanto, somado ao objetivo deste trabalho, também foram propostos os objetivos de avaliar a percepção de professores já atuantes a cerca das QSC’s; avaliar se há alguma abordagem de QSC’s em livros didáticos de Ciências atualmente adotados na rede de ensino; e propor um material instrucional para professores contendo uma sequência didática elaborada a partir das QSC’s como estratégia de ensino. Para alcançar o objetivo proposto no presente trabalho foram aplicados questionários compostos de perguntas abertas e fechadas.  As respostas foram analisadas segundo Bardin, e a análise dos dados demonstrou que nas três turmas do Pibid avaliadas mais de 90% dos estudantes dos três cursos não haviam trabalhado com QSC’s. Apenas quatro estudantes do total de avaliados declararam ter tido experiência em sala de aula utilizando as QSC’s como estratégia de ensino, e estes afirmaram que o uso das QSC’s contribui para o maior engajamento dos alunos, para melhor consolidação do conteúdo, maior participação, interesse e conscientização dos alunos.  Com relação ao conhecimento sobre as QSC’s, a análise indicou que dos 19 alunos da turma de Biologia, apenas sete já havia lido ou ouvido falar a respeito das QSC’s; enquanto que na turma de Física, foram dez alunos; e na de Química, apenas um. Os dados também revelaram que os temas controversos mais citados pelos estudantes das três turmas foram relacionados à área de abrangência “Estilo de Vida”, destacando-se aborto, sexualidade, veganismo e drogas/liberação da maconha. Com relação aos dados referentes à porcentagem de respostas dos estudantes sobre os aspectos que as QSC’s podem abranger em aulas de ciências, foi interessante notar que 88% das citações de QSC’s relacionadas ao aspecto ecológico/ambiental foram realizadas pelos estudantes de Biologia. Constatou-se que os licenciandos de biologia em formação inicial apresentaram mais conhecimento e habilidades para o ensino sobre as QSC’s do que os de física e química durante esse estudo, revelando uma lacuna a ser preenchida na formação de professores para o ensino de QSC’s.

Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Interna - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES