Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEITON JULLIAN SOARES DOS SANTOS

DISCENTE : KLEITON JULLIAN SOARES DOS SANTOS
DATA : 28/01/2019
LOCAL: Auditório do CCET

JOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

TDIC`s, jogo digital, reação química, EJA.

Os professores do século XXI devem estar sempre atentos as mudanças que o ensino-aprendizagem vem apresentando com a presença cada vez mais volumosa das tecnologias voltadas para a prática docente. Os alunos que estão presentes na escola podem ser considerados nativos digitais, nasceram e estão crescendo em contato com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC`s), seu mundo é digital, dominam esse ambiente com facilidade. A incorporação das TDIC`s no ensino de Química pode favorecer de forma significativa para a prática docente, tornando as aulas mais dinâmicas e envolvendo os alunos para potencializar a aprendizagem, principalmente em conteúdos abstratos e de difícil compreensão, como no estudo de Reações Químicas. Dessa forma, o objetivo do nosso trabalho foi de elaborar, aplicar e avaliar um jogo digital para fins didático na educação de jovens e adultos (EJA), unindo práticas ditas como tradicionais com novas ferramentas para o ensino. O jogo contem um enredo voltado para uma realidade local, embora seja desconhecida de muitos alunos, a atividade mineradora do estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa, do tipo pesquisa-ação, foi realizada com a turma de validação, 20 estudantes do ensino médio da disciplina de Química do Centro de Educação de Jovens e Adultos Profª Lia Campos – Natal/RN, sendo aplicado primeiramente um questionário de sondagem para verificar qual o entendimento que os alunos tinham sobre reações químicas, além de analisar se eles têm acesso a equipamentos eletrônicos, acesso a internet e se gostam de jogos em plataformas digitais. Os resultados obtidos com a turma de validação nos permitem projetar que o jogo desenvolvido é capaz de promover a motivação para aprender.

Presidente - 1718598 - FERNANDA MARUR MAZZE
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA