Banca de QUALIFICAÇÃO: EWERTON RICARDO VIANA DE MEDEIROS

DISCENTE : EWERTON RICARDO VIANA DE MEDEIROS
DATA : 28/01/2019
LOCAL: Auditório do CCET

EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Interdisciplinaridade, Educação Sexual, Tema gerador

Na Educação Brasileira há um constante debate sobre a forma como o currículo é proposto de forma fragmentada para o aluno, e muitos estudiosos apontam a interdisciplinaridade como uma saída para superar essa fragmentação. As concepções sobre o termo interdisciplinaridade são vastas, porém, para este trabalho, iremos considerar o conceito proposto por Ivani Fazenda. Para se trabalhar de forma interdisciplinar, foi selecionado um tema gerador que emergiu da realidade do aluno. O tema educação sexual, além de pertencer ao cotidiano do aluno, desperta o interesse e contribui para a formação humana integral do educando. O presente trabalho tem por objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma Unidade Didática Interdisciplinar a partir do tema gerador Educação Sexual, visando promover no alunado reflexões e discussões acerca de assuntos correlatos presentes no seu cotidiano. A Unidade Didática conta com oficinas que incluem as mais diversas metodologias que visam criar um ambiente de diálogo entre professores e alunos, além de contribuírem para criação de um ambiente reflexivo, que leva o aluno a pensar criticamente e aplicar o conteúdo visto em sala de aula no seu cotidiano, tornando a aprendizagem mais significativa.

Presidente - 1718598 - FERNANDA MARUR MAZZE
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA