Banca de DEFESA: ILEANE GURGEL MENDES

DISCENTE : ILEANE GURGEL MENDES
DATA : 28/12/2018
LOCAL: LabenBio

ENSINO DE FISIOLOGIA INTEGRADA POR MEIO UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA: VIVÊNCIAS COM ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO

Ensino de fisiologia integrada, recurso tecnológico, educação básica.

No ensino de fisiologia humana os conteúdos são apresentados separando-se cada um dos sistemas fisiológicos, a fim de facilitar a sua compreensão. Entretanto, se observa que esta fragmentação, reforçada pelos livros didáticos, pode representar uma barreira para a compreensão dos mecanismos internos do corpo, que em conjunto mantém o equilíbrio interno e dinâmico compatível com o estado de saúde. Por isso, existe uma grande dificuldade por parte dos professores para lecionar e por parte dos alunos em aprender os conteúdos relacionados à fisiologia. Assim, esta pesquisa se propôs a avaliar dois cursos sobre fisiologia oferecidos para estudantes e professores da rede básica de ensino a fim de apresentar uma sequência didática para o ensino de fisiologia integrada utilizando um recurso tecnológico de baixo custo, o SPIX (Sistema de Processamento de Informação Eletrofisiológica).Entre as dificuldades apresentadas destacou-se o tema sobre o sistema nervoso, tanto entre os estudantes quanto entre os professores. Ao final, observamos que o curso direcionado aos estudantes do ensino básico foi eficiente em relação ao ensino de fisiologia integrada, resultado observado por meio dos cordéis e de um projeto de pesquisa desenvolvido pelos estudantes. No curso para os professores, foi observado que os mesmos ficaram motivados e veem o recurso tecnológico como um instrumento com potencial de ser utilizado em sala de aula. Diante desta análise, propusemos uma sequência didática com abordagem dos conceitos de fisiologia de forma integrada, que inclui um manual para uso do SPIX, representando o produto educacional desta dissertação.

Interno - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA
Presidente - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Externo à Instituição - THAYSE AZEVEDO DA SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 18/12/2018 12:53