Banca de QUALIFICAÇÃO: LIANE ALVES DA SILVA COSTA

DISCENTE : LIANE ALVES DA SILVA COSTA
DATA : 19/12/2017
LOCAL: Auditório do CCET

Caderno de atividades didáticas: contextualização para uma abordagem conceitual de soluções

Soluções químicas, Contextualização, Experimentação.

O conteúdo científico de soluções químicas mostra-se eficiente para se abordar fatores do cotidiano como por exemplo: utilização de gasolina, água de abastecimento, produtos domésticos de limpeza, ar atmosférico, soro fisiológico entre outros. Além disso configura-se como estruturador para a compreensão de outros conteúdos da química, tais como propriedades coligativas, eletroquímica, propriedades de compostos orgânicos, equilíbrio químico e iônico. No entanto pesquisas têm mostrado que os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem neste conteúdo, geradas por uma priorização de abordagens quantitativas para este assunto. Perante este problema, a pesquisa busca entender se uma abordagem contextualizada seria eficaz para um trabalho conceitual de soluções químicas em uma turma da 2º série do Ensino Médio, da Escola Estadual Berílo Wanderley. A pesquisa apresenta como objetivo propor atividades práticas que auxiliem os professores em um ensino de Soluções que não priorize cálculos e que ajudem os alunos a compreender os conceitos químicos estruturadores do conteúdo de Soluções. A partir deste objetivo, o produto educacional foi pensado em ser um caderno de atividades, que contenham essas propostas. Consideramos então pela importância do conteúdo de Soluções em termos de explicações de situações do dia-a-dia e como base de outros conteúdos da química, faz-se necessário uma abordagem do mesmo de forma a mostrar as causas das diferentes interações intermoleculares, intramoleculares e polaridades das diferentes substâncias que se misturam, e que estas variáveis é a razão dos diversos cálculos possíveis de uma solução.

Externo ao Programa - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Interno - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Presidente - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Notícia cadastrada em: 11/12/2017 14:12