Banca de QUALIFICAÇÃO: FREUDSON DANTAS DE LIMA

DISCENTE : FREUDSON DANTAS DE LIMA
DATA : 14/12/2017
LOCAL: Auditório do CCET

ETNOMATEMÁTICA NO GARIMPO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Etnomatemática; Contexto Sociocultural; Garimpo; Resolução de Problemas; Caderno de Atividades.

O presente estudo visa investigar os saberes e fazeres de um grupo de garimpeiros que desenvolvem suas atividades laborais em dois garimpos localizados na zona rural do município de Parelhas/RN, objetivando identificar, à luz da Etnomatemática, os indícios de conhecimentos matemáticos que são utilizados por esses trabalhadores, durante o processo de extração e comercialização de minerais, visando analisar as possíveis contribuições para elaboração de uma proposta didático-pedagógica voltada ao ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Para contemplar estes objetivos, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos da Etnomatemática, na concepção de D’Ambrosio (2015), além de outros estudos etnomatemáticos alinhados à pesquisa. No campo metodológico, foram utilizados alguns elementos da Etnografia, tais como, o diário de campo, a gravação de vídeos, a entrevista semiestruturada e a observação participante. A partir das análises dos dados coletados, foi elaborado um Caderno de Atividades, Produto Educacional do Mestrado Profissional ao qual nossa linha de pesquisa está inserida, com situações-problema inerentes ao contexto sociocultural do garimpo. O público alvo para aplicação do Caderno de Atividades, serão os alunos de Educação Básica da Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho, localizada na cidade de Parelhas/RN. Espera-se com esta proposta, que os alunos participem ativamente do processo de ensino-aprendizagem através da resolução de situações-problema contextualizadas que serão aplicadas por meio da metodologia de ensino através da Resolução de Problemas. Almejamos com a aplicação desta proposta, que os alunos compreendam como funcionam as práticas laborais dos garimpeiros no processo de extração, separação, estocagem e comercialização dos minerais, tendo a oportunidade de construir conceitos matemáticos a partir de uma situação real vivenciada por um determinado grupo sociocultural.

Presidente - 1516534 - FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA
Interno - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA