Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA GOMES DA SILVA

DISCENTE : MARCELA GOMES DA SILVA
DATA : 14/11/2017
LOCAL: Auditório do CCET

A ESCASSEZ DE ÁGUA na Caatinga: uma questão sóciocientífica para desenvolver habilidades argumentativas nas aulas de biologia

Argumentação. Ensino de Ciências. Questão Sociocientífica. Toulmin. Caatinga.

Nesta pesquisa, investiga-se uma experiência em sala de aula com o uso da argumentação no ensino de ciências. A necessidade de tornar mais eficiente o processo de ensino e aprendizagem de ciências e de ampliar a discussão sobre propostas didáticas para o seu ensino determinou a opção pelo tema em estudo. Para isso, tomou-se por base uma das visões da argumentação no Ensino de Ciências e enfocou-se o uso de uma questão sociocientífica a partir de um problema autêntico como uma ferramenta no desenvolvimento de habilidades argumentativas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de ensino médio integrado ao ensino técnico da rede pública federal de ensino do Rio Grande do Norte com alunos do 1° ao 4° ano. Os objetivos incluíam a elaboração e aplicação do produto educacional, uma sequência de atividades sobre o tema escassez de água no Seridó e, após sua aplicação buscou-se avaliar os argumentos produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados utilizou-se o padrão de argumento de Toulmin (2006) modificado. Os resultados sinalizaram que nosso produto educacional pode estimular a elaboração de argumentos por parte dos alunos participantes e, também contribuiu para o desenvolvimento das habilidades argumentativas. Entendemos que as atividades puderam contribuir para o letramento científico, na medida em que possibilitou aos alunos ampliarem suas percepções em relação à temática, e ao mesmo tempo incorporar os diversos conceitos científicos em seus argumentos. Assim, entendemos que os resultados aqui encontrados ressaltam a importância da discussão de temas sociocientíficos (baseados em problemas autênticos) em sala de aula para o desenvolvimento das habilidades argumentativas nos alunos com vistas a auxiliá-los nos processos de tomada de decisão e no favorecimento do conhecimento científico.

Externo à Instituição - AGUSTIN ADURIZ BRAVO - UBA
Interno - 1718598 - FERNANDA MARUR MAZZE