Banca de DEFESA: KLÊFFITON SOARES DA CRUZ

DISCENTE : KLÊFFITON SOARES DA CRUZ
DATA : 25/07/2017
LOCAL: Sala de Seminários de Matemática

O PIBID DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA UFRN/NATAL

Matemática; Formação de professores; Caderno de Atividades

Este texto apresenta uma pesquisa sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. O PIBID é um programa centrado no Ministério de Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e posto em prática por instituições de ensino superior cuja principal intenção é contribuir com a formação de professores considerando a aproximação entre a escola básica pública e a universidade. Esta pesquisa teve como questão diretriz “Como o PIBID da UFRN-Natal contribui para a formação inicial e continuada de professores de Matemática a partir das ações ali desenvolvidas?” e para respondê-la estudamos documentos disponibilizados pelos órgãos responsáveis pelo PIBID, analisamos ações desenvolvidas pelo subprojeto de Matemática da UFRN em Natal e, também, estudamos as narrativas de professores e futuros professores de matemática envolvidos com o Programa a partir de entrevistas realizadas com coordenadores, supervisores e licenciandos. Para a nossa análise nos reportamos a Nóvoa (1992, 1999, e 2009), Shulman (1986, 1987) e Shon (1992 e 2000) que discutem a formação docente acontecendo dentro da própria profissão com articulações não dicotômicas entre teoria e prática. Além disso, como produto educacional, buscou-se elaborar um caderno de atividades a partir de ações desenvolvidas pelo projeto estudado.

Presidente - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Interno - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE