Banca de DEFESA: BRAULIO ALVES DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRAULIO ALVES DE ALBUQUERQUE
DATA : 09/06/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Momentos Pedagógicos para o Ensino de Ácidos Graxos e Gorduras na Educação de Jovens e Adultos


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química; Educação de Jovens e Adultos; Contextualização; Dialogicidade; Três Momentos Pedagógicos.


PÁGINAS: 146
RESUMO:

Os conhecimentos sistematizados que são ministrados aos estudantes na escola, geralmente não ultrapassam esse espaço. São consequências de uma abordagem educativa de transmissão/recepção, que frequentemente se demonstram insuficientes na realização de uma contextualização. Logo, a utilidade destes saberes se restringe a reprodução do que foi dito pelo professor. Isto acaba colocando os educandos como meros expectadores na produção do conhecimento. Repensar o papel que cada indivíduo envolvido no processo de ensino e aprendizagem apresenta é uma constante necessidade, visto as mudanças recorrentes nos objetivos educacionais.  Esse estudo procura implementar uma proposta de ensino de conteúdo de química, intentando envolver o educando no processo de aprendizagem de modo dialógico, na busca de torná-lo mais autônomo. Também tenta auxiliar os educadores em sua atuação profissional. Para tanto, nos baseamos em aportes teóricos que sustentam nossa percepção, como as dificuldades de aprendizagem e alguns pressupostos do educador Paulo Freire que fundamentam a prática educativa problematizadora-dialógica. A dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, foi o referencial teórico da sequência de atividades de uma unidade de didática para o ensino de ácidos graxos e gorduras. A proposta foi implementada durante o segundo semestre de 2015, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Felipe Guerra, com uma turma do nível de ensino médio, na modalidade EJA. Quanto a abordagem, buscamos seguir alguns dos pressupostos da pesquisa qualitativa, que fez uso dos instrumentos questionário, observação, documentos e atividades que compunham a proposta de ensino. As considerações que tecemos ante as respostas obtidas, foi a perceptível mudança qualitativa na postura dos educandos, buscando participar das discussões, trazendo sua percepção sobre os conteúdos químicos trabalhados, se envolvendo na construção dialógica de seus conhecimentos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Presidente - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Externo ao Programa - 1695600 - PATRICIA FLAVIA DA SILVA DIAS MOREIRA
Notícia cadastrada em: 16/05/2017 09:49
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