Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA FREIRE DE AZEVEDO SANTIAGO

DISCENTE: JUSSARA FREIRE DE AZEVEDO SANTIAGO
DATA: 29/10/2015
LOCAL: A definir

O uso de textos de divulgação científica como recurso didático para aprendizagem de conceitos relacionados à microbiologia ambiental.

Textos de divulgação científica, ensino de biologia, microbiologia.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

A escola precisa acompanhar cada vez mais o ritmo de informações que chegam por meio das novas tecnologias. Pesquisas na área de ensino de ciências têm apontado para o caminho do uso de textos de divulgação científica como um recurso didático possível para trabalhar temas relacionados à biologia, principalmente à ecologia, assunto constante na mídia escrita e falada, devido às mudanças climáticas e ação do homem sobre a natureza, vistos de forma assustadora nas últimas décadas. O objetivo desse trabalho é investigar as concepções dos professores do biologia e ciências do ensino básico sobre textos de divulgação científica e seu uso em sala de aula. Para isso foi aplicado um questionário semi-estruturado entre professores da rede estadual e federal de ensino da grande Natal. Os resultados mostram que os professores conhecem os TDCs e os leem com relativa frequência. Eles apontam vantagens em usá-los nas suas aulas, indicando que há um aumento do interesse dos alunos e desenvolvimento da frequência e qualidade da leitura dos alunos, mas também apontam dificuldades, principalmente ligadas à pouca cultura de ler dos alunos e ao tempo insuficiente da carga horária escolar para inserir novas metodologias de ensino.

Externo à Instituição - ALINE DE SOUZA AMORIM - SME
Interno - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES