Banca de DEFESA: KALINE SOARES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KALINE SOARES DE OLIVEIRA
DATA: 31/07/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

O ensino por investigação: Construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de ciências. Ensino por investigação. Formação continuada

 


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

Estudos e reflexões sobre as tendências atuais no ensino de ciências mostram a importância de incorporar na prática docente, atividades com uma abordagem investigativa, problematizadora e que permitam aos educandos compreender e aplicar conceitos e fenômenos científicos. Nesta perspectiva, a formação do professor é essencial para efetivar a prática dessa abordagem em sala de aula. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo contribuir com a formação de professores de ciências do ensino básico no uso da abordagem do ensino por investigação, com vistas à superação de obstáculos e a realização de mudanças na prática pedagógica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com professores de ciências da rede municipal de ensino de Natal/RN, que participaram do curso de formação sobre o ensino por investigação no ano de 2012, através do projeto intitulado Em Busca de Novos Talentos para a Ciência: uma intervenção no ensino público. Para a obtenção dos dados foi feita a aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas, grupo de estudos, registros escritos e a observação participante. Os resultados evidenciaram que o ensino com uma abordagem investigativa, ainda está pouco presente na prática pedagógica dos professores que participaram do primeiro curso de formação - Novos Talentos bem como a existência de algumas concepções equivocadas sobre essa estratégia de ensino quanto à relação feita ao método científico e a necessidade do uso da experimentação, além de dificuldades relacionadas ao planejamento das atividades para a aplicação efetiva dessa abordagem. No que diz respeito aos professores que participaram do grupo de estudo durante essa pesquisa, constatamos que com a aproximação, a partir dos estudos e da vivência, houve o alcance de maior abertura às mudanças e consequente superação dos obstáculos para a prática do ensino por investigação. Além disso, demonstraram novas perspectivas para o ensino de ciências e a compreensão de que o aprimoramento dessa estratégia didática é consequência do fazer, tanto para o professor quanto para os alunos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Interno - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Externo à Instituição - WYLLYS ABEL FARKATT TABOSA - IFRN
Notícia cadastrada em: 29/07/2015 11:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao