Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA MAYARA BEZERRA VICTOR

DISCENTE: CAMILA MAYARA BEZERRA VICTOR
DATA: 20/05/2015
LOCAL: Sala 77 do CCET

A ORIENTAÇÃO PARA ENSINAR A LER DE FORMA COMPREENSIVA TEXTOS NOS LIVROS DE QUÍMICA PARA APRENDER

Leitura Compreensiva; Conhecimento Profissional; Base Orientadora.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

A presente pesquisa propõe-se organizar uma investigação que objetiva estudar e caracterizar o conhecimento de futuros professores de Química para ensinar à leitura compreensiva de textos complementares de Química no Ensino Médio, além de elaborar uma Base Orientadora para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares nos livros de Química como referência para o ensino de Química. Aprender ciências e Química também exige que o estudante saiba ler de forma compreensiva, uma vez que a própria natureza dessa ciência é ter domínio de sua linguagem. Consideramos a leitura compreensiva como uma atividade de estudo essencial e fundamental nessa relação do estudante com o mundo para seu desenvolvimento integral da personalidade. A pesquisa foi realizada com 27 licenciandos de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da disciplina Estágio Supervisionado I. Como instrumento de coleta de dados para atender aos objetivos foi utilizado um questionário com perguntas do tipo abertas e fechadas dirigidas à estudar e caracterizar o conhecimento desses licenciandos para ensinar a ler textos de forma compreensiva. No tratamento das perguntas utiliza-se a análise de conteúdo de Bardin.

Externo ao Programa - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ