Banca de DEFESA: WILTER FREITAS IBIAPINA

DISCENTE: WILTER FREITAS IBIAPINA
DATA: 17/07/2014
LOCAL: Auditório do CCET

Uso Pedagógico do Ábaco Romano para o ensino do algoritmo de multiplicação.

Ábaco romano. Multiplicação. Algoritmo. Atividades

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

O presente trabalho descreve a construção de uma alternativa didática a partir de uma abordagem histórica com o uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação para alunos do 2º ano do ensino fundamental, por meio de atividades que vai desde a representação dos números até a multiplicação com o ábaco romano, com o intuito de que os alunos aprendam o algoritmo de multiplicação. Foi utilizado como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto de pesquisa se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a pesquisa pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a observação, o diário de bordo, questionários, entrevista e a análise documental. O tratamento e análise dos dados colhidos por meio das atividades foram classificados e quantificados em quadros para facilitar a visualização, a interpretação, a compreensão, a análise desses dados e depois transposto para gráficos. A análise confirmou os objetivos da pesquisa e contribuiu para indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação através de um corpo de atividades. Assim, pode-se considerar que este produto educacional trará importantes contribuições para o ensino desse conteúdo matemático, na Educação Básica, sobretudo, com relação ao processo de multiplicação.

Interno - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Externo à Instituição - GEORGIANE AMORIM SILVA - UFS
Presidente - 346565 - JOHN ANDREW FOSSA
Notícia cadastrada em: 11/07/2014 14:42