Dossiê temático sobre "Arqueologia do Seridó" publicado na revista Clio Arqueológica (UFPE)

Informamos a publicação da edição 3, volume 35, da revista Clio Arqueológica, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A edição, relativa ao ano de 2020, traz um dossiê temático sobre o tema da Arqueologia no Seridó, organizado pelo prof. Fabio Mafra Borges, do MHIST-CERES-UFRN.

Nessa edição, contamos com uma entrevista, feita pelo organizador do dossiê, ao Prof. Helder Macedo, acerca de sua trajetória de pesquisa ligada à História Indígena, das Mestiçagens e dos Sertões.

O próprio Prof. Fabio Mafra também assina um dos artigos do dossiê, Lugares persistentes, práticas funerárias e tecnologia ceramista em caçadores-coletores pré-históricos sul-americanos: Uma Proposta de Interpretação para o Sítio Arqueológico Pedra do Alexandre, Carnaúba dos Dantas, RN, Brasil.

No artigo As gravuras rupestres da área arqueológica do Seridó, no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, dentre os autores, está Mizael Manoel Santos da Costa, egresso do Curso de Bacharelado em História do CERES-UFRN.

Outro artigo do dossiê, Arqueologia histórica e sertaneja no Seridó Potiguar: O Sítio Culumins, Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil, é resultado de pesquisas desenvolvidas no âmbito da graduação e da pós-graduação (MHIST), coordenadas pelo prof. Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva, que assina o artigo com Hozana Danize Lopes de Souza – discente do MHIST – e Kayann Gomes Batista – aluno da Graduação em História e Bolsista de Iniciação Científica.

O dossiê conclui com a apresentação de uma Coleção de Fotografias retratando um pouco da história visual da pesquisa arqueológica no Seridó, com imagens provenientes do acervo da Fundação Seridó e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semi-árido do Nordeste do Brasil (INAPAS). A curadoria da coleção é de Mônica Nogueira, arqueóloga do IPHAN-AM e do prof. Fabio Mafra (MHIST).

Para acessar a revista e o dossiê, basta clicar no link https://periodicos.ufpe.br/revistas/clioarqueologica/issue/view/3170/showToc

Notícia cadastrada em: 19/02/2021 11:42