Banca de QUALIFICAÇÃO: ADALGISA MARIA ALENCAR DUTRA

DISCENTE : ADALGISA MARIA ALENCAR DUTRA
DATA : 30/11/2020
LOCAL: Ambiente virtual (Google Meet)

Sertões indígenas nas revistas do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1903-1953)

Indígenas. Historiografia. Sertões. IHGRN.

Esta dissertação objetiva estudar a historiografia produzida pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, na primeira metade do século XX, no recorte de 1903 a 1953, período que corresponde às primeiras produções intelectuais que tinham como objetivo a construção de dada historiografia e identidade para o estado norte-rio-grandense. Nesse sentido, o trabalho que se apresenta elenca a tentativa de compreender quais discursos e representações são escritos pelos autores que publicavam periodicamente sobre os sertões indígenas subdivididos nas Zonas do Rio Assú e a Zona do Rio Mossoró. Metodologicamente, com inspiração em Michel de Certeau, o trabalho foi dividido em três partes: a primeira diz respeito à análise dos primeiros volumes das revistas publicados em 1903, na qual, buscamos entender as ideologias que fundamentaram à criação do instituto, a importância das revistas como principal meio difusor de suas ideias e os primeiros autores que publicaram no periódico. A segunda parte a ser analisada diz respeito à Zona do Rio Assú, com o objetivo de compreender como os autores Nestor Lima e Tavares de Lyra e Vicente de Lemos descreveram os sertões e os indígenas dessa zona. A terceira parte consiste em analisar os sertões da Zona do Rio Mossoró, a partir dos autores: Nestor Lima, Antônio Soares, Nonato Motta e Flerisbelo Freire, buscamos problematizar o lugar de fala e de escrita dos autores, bem como, entender o lugar dos sertões indígenas do Rio Mossoró na historiografia norte-rio-grandense.

Interno - 1244548 - EVANDRO DOS SANTOS
Presidente - 2432663 - HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
Interno - 1414328 - JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
Interna - 1934542 - PAULA REJANE FERNANDES