Banca de DEFESA: ANA LUÍSA DE BARROS PASCOAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LUÍSA DE BARROS PASCOAL
DATA : 18/12/2020
HORA: 08:00
LOCAL: PLATAFORMA REMOTA
TÍTULO:
Influência do intermediário protético sobre o condicionamento tecidual e a satisfação de pacientes reabilitados com próteses unitárias sobre implantes: um ensaio clínico.

PALAVRAS-CHAVES:

Condicionamento Tecidual; Estética Periimplantar; Satisfação; Componente protético.



PÁGINAS: 49
RESUMO:

Objetivo: Avaliar de forma objetiva e subjetiva a influência do tipo de intermediário protético sobre a estética de coroas unitárias provisórias sobre implantes instalados na região do sorriso.

Materiais e Métodos: Um ensaio clínico não randomizado-controlado e cego foi realizado. Quatorze implantes foram reabilitados provisoriamente com um componente protético pré-fabricado em titânio (GT) e 10 implantes com um componente protético preparável provisório (GP). Em ambos os grupos foi realizado condicionamento tecidual (CT) pela técnica não-cirúrgica de pressão gradual e a estética periimplantar foi avaliada antes e após esse processo, por meio do Pink Esthetic Score (PES). O PES também foi aplicado no dente homólogo à reabilitação. A satisfação estética foi analisada pela escala visual analógica (EVA) após a finalização do condicionamento. Dados clínicos da mucosa gengival também foram coletados.

Resultados: A estética periimplantar antes e após o CT, bem como a satisfação dos pacientes foi semelhante entre os grupos, p>0,05. Diferenças significativas foram encontradas para os valores de PES antes e após o CT, e para a comparação com o dente homólogo em ambos os grupos, p<0,05. O processo de condicionamento tecidual não foi influenciado pelo tempo de implantação, tempo de carga e biótipo periimplantar, p>0,05.

Conclusão: O intermediário protético não influenciou nem no processo de condicionamento tecidual e nem na satisfação dos pacientes. A etapa de condicionamento tecidual é capaz de melhorar os resultados estéticos periimplantares, entretanto, a estética gengival dos dentes naturais homólogos ainda é significativamente maior.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CLARA SOARES PAIVA TORRES - UERN
Interno - 1660087 - BRUNO CESAR DE VASCONCELOS GURGEL
Interno - 1466265 - GUSTAVO AUGUSTO SEABRA BARBOSA
Presidente - 1678126 - PATRICIA DOS SANTOS CALDERON
Externo à Instituição - RANIEL FERNANDES PEIXOTO - UFC
Notícia cadastrada em: 08/12/2020 18:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao