Banca de QUALIFICAÇÃO: JEANNE DE SENA MONTEIRO SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEANNE DE SENA MONTEIRO SOUSA
DATA : 04/11/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Natal
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DA TERAPIA MANUAL SOBRE OS NÍVEIS DE CORTISOL, INTENSIDADE DE DOR, QUALIDADE DE VIDA E ASPECTOS PSICOLÓGICOS EM PACIENTES PORTADORES DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR ESTUDO PILOTO.


PALAVRAS-CHAVES:

Disfunção temporomandibular; Qualidade de Vida; Terapia manual; Cortisol salivar.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Introdução: O cortisol salivar pode estar aumentado diante de alterações emocionais em indivíduos com disfunção temporomandibular (DTM), prejudicando a sua qualidade de vida. A fisioterapia tem um importante papel nesta patologia, pois reúne um arsenal terapêutico para alívio da dor, através de um complexo mecanismo envolvendo os músculos da cabeça, pescoço e cintura escapular, bem como também busca restabelecer a função do aparelho mastigatório Objetivo: Avaliar TM na intensidade da dor, nível de cortisol salivar, grau de ansiedade, depressão e qualidade de vida em pacientes portadores de DTM. Metodologia: Foi realizado um estudo piloto com portadores de DTM, diagnosticados pelo Critério de Diagnóstico de Disfunção Temporomandibular (RDC/TMD). Os pacientes selecionados receberam 8 sessões de TM . O nível de cortisol salivar, intensidade de dor (EVA), grau de ansiedade (HADS, BAI e IDATE), grau de depressão (HADS ) e  qualidade de vida (WHOQUOL)  foram avaliados antes e após a aplicação da terapia. Resultados Parciais: Observou-se que após a TM a maioria dos pacientes se mostrou sem dor (EVA =0), com diminuição no nível de cortisol salivar (1,55 µg/dl),menos ansiosos (ansiedade média) e menos depressivo(depressão leve) e  melhora na  qualidade de vida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374605 - AURIGENA ANTUNES DE ARAUJO
Interna - 2946627 - ERIKA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Externa ao Programa - 4374835 - KARYNA MYRELLY OLIVEIRA BEZERRA DE FIGUEIREDO RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 27/10/2020 12:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao