Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO WAGNER VASCONCELOS DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO WAGNER VASCONCELOS DE ANDRADE
DATA : 13/10/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Defesa online via Google Meet
TÍTULO:

SISTEMAS DE BIOENCAPSULAÇÃO EM LEVEDURAS PARA LIBERAÇÃO CONTROLADA E PROTEÇÃO DE MOLÉCULAS BIOATIVAS


PALAVRAS-CHAVES:

Bioencapsulação, compostos bioativos, probióticos, levedura


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Nos últimos anos, a conscientização dos consumidores sobre estilos de vida mais saudáveis aumentou a demanda por novos produtos alimentícios enriquecidos com ingredientes funcionais, como óleos, vitaminas e antioxidantes. No entanto, a baixa solubilidade aquosa, instabilidade físico-química, baixa biodisponibilidade e sabor desagradável de alguns ingredientes bioativos limitam sua incorporação em alimentos. Nesse sentido, estratégias de encapsulamento em biocarreadores derivados de leveduras provaram ser alternativas viáveis para preservar a funcionalidade de fitoquímicos contra condições adversas encontradas no trato gastrointestinal humano e promover sua liberação controlada. 

Apesar disso, a transferência de moléculas ativas através do envelope de levedura desafia a produção em escala industrial de biocápsulas. Processos baseados em difusão passiva são amplamente discutidos na literatura, pois são controlados por diversos fatores, como tamanho e polaridade das moléculas alvo, concentração bioativa, temperatura, pH e tempo de processamento, o que pode impactar na viabilidade do processo. Por outro lado, alguns autores propuseram uma ampla gama de protocolos de bioencapsulação modulando a permeabilidade da levedura, como eletroporação e tratamento químico, ou através da internalização forçada por vácuo e pulverização a alta pressão. 

Nosso grupo de pesquisa, por sua vez, já investigou o bioprocesso de osmoporação para a incorporação de compostos lipofílicos em leveduras e células probióticas para melhorar sua estabilidade físico-química e bioacessibilidade. Agora, queremos avaliar o desempenho da sonoporação e do processamento químico acoplados à secagem para fornecer hidrófobos bioativos em leveduras, desenvolvendo assim estratégias de bioencapsulação simples, diretas e eco-friendly para aplicações em alimentos. O presente trabalho também avaliará a liofilização e a secagem por pulverização como etapas finais das rotas de bioencapsulamento propostas visando a construção de um bioprocesso completo. Portanto, os resultados deste estudo revelarão a versatilidade dos sistemas de bioencapsulamento em leveduras aplicadas às moléculas bioativas lipofílicas, apresentando novas perspectivas para o uso desses bioprocessos para fornecer soluções criativas e inovadoras para a indústria de alimentos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1517220 - MARCIA REGINA DA SILVA PEDRINI
Interna - 1246737 - ROBERTA TARGINO HOSKIN
Externa ao Programa - 2569445 - LOURENA MAFRA VERISSIMO - UFRNExterno à Instituição - ANTONIO DE ANCHIETA CAMARA JUNIOR - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 28/09/2022 01:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao