Banca de DEFESA: NATALIA VELOSO CALDAS DE VASCONCELOS

DISCENTE: NATALIA VELOSO CALDAS DE VASCONCELOS
DATA: 27/07/2012
LOCAL: D1A, Setor IV

EGRESSOS NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE UM CURSO: O CASO DA ENGENHARIA DE  PRODUÇÃO DA UFRN.

Gestão da Qualidade; Instituições de Ensino Superior; Avaliação da Qualidade; Egresso; Engenharia de Produção.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

A presente Dissertação tem como objetivo geral analisar, sob a ótica do egresso, a percepção da qualidade de um curso de graduação a fim de contribuir com a melhoria contínua. Visando atingir os objetivos propostos, foi feita uma pesquisa bibliográfica,buscando reunir os trabalhos que rodeiam esta temática, com a intenção de atualizar osconceitos abordados atualmente sobre o assunto estudado. São eles: Gestão da qualidade, qualidades nas Instituições de Ensino Superior e o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - Sinaes. A metodologia é caracterizada como estudo de caso, de natureza quantitativa; o objeto de estudo é composto pelos egressos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que engloba os alunos que se formaram no período de 2002 a 2010; a coleta de dados foi feita através do instrumento de pesquisa, o questionário, disponibilizado on-line através da interface do SurveyMonkey; a análise dos dados foi feita por meio das técnicas de estatística descritiva e análise multivariada, entre elas a análise fatorial. O instrumento de pesquisa proposto é formado por dezenove perguntas e vinte afirmativas que abordam a temática central desta dissertação. Os resultados mostram a identificação de quatro fatores latentes (obtidos através da análise fatorial exploratória), por meio de duas perspectivas. Na análise da percepção e da importância, os resultados obtidos foram semelhantes no tocante as variáveis dos fatores. O fator 1 foi relacionado aos apoios dados aos alunos, fator 2 denominado como suporte extra classe, o fator 3 relacionou aspectos da biblioteca, e, finalizando, o fator 4 abordou avaliação e instalações físicas. Com a pesquisa conclui-se que este estudo apresenta diversos pontos a serem melhorados pela equipe de gestores, e recomenda-se continuar a avaliar a percepção dos egressos, visando uma melhoria contínua na prestação do serviço por parte da universidade.

Presidente - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ
Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS