Banca de DEFESA: JÚLIO CÉSAR FELIX DE ALENCAR FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÚLIO CÉSAR FELIX DE ALENCAR FERNANDES
DATA: 17/04/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia (ao lado do PEP)
TÍTULO:

ABORDAGEM DA ERGONOMIA PARA A ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA-ILPI PARA IDOSOS DA CIDADE DE NATAL-RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Acessibilidade; Ergonomia; Design; Idoso; ILPI.


PÁGINAS: 192
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

Esta dissertação apresenta e discute os resultados de uma pesquisa aplicada sobre a acessibilidade dos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da cidade de Natal-RN. O objetivo principal desta pesquisa é sugerir melhorias projetuais que maximizem a acessibilidade de uma ILPI de Natal-RN, considerando os aspectos de mobilidade, segurança,conforto e autonomia dos idosos residentes. Para tanto, consideraram-se as características específicas da população usuária, suas capacidades e as limitações do processo biológico de envelhecimento, que, dentre outras repercussões, traz danos ao sistema neurológico e músculo-esquelético, comprometendo a visão, a força, o equilíbrio e a locomoção dos idosos. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, dividiu-se em quatro grandes fases: pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e documental; mapeamento das 16 ILPIs de Natal-RN; estudode caso. A fase do mapeamento apresentou uma análise global da acessibilidade das ILPIs de Natal. A instituição do estudo de caso, que possui 119 idosos residentes do sexo masculino e feminino, foi definida com base no diagnóstico global de acessibilidade indicado pelo mapeamento e nos critérios de ergonomia. No estudo de caso, procedeu-se ao método da Análise Ergonômica do Trabalho, para compreender a acessibilidade dos idosos. Isto implicou a aplicação de técnicas observacionais e interacionais para a coleta de dados de campo, mediadas por um intenso processo de construção social, envolvendo os idosos residentes, os cuidadores, os profissionais de saúde, os servidores gerais e os gestores da referida ILPI. Constatou-se que a NBR 9050, que trata de acessibilidade, não é abrangente para solucionar a diversidade de problemas de acessibilidade encontrados nas ILPIs. Todas as ILPIs investigadas estavam em desconformidade com a NBR 9050. No estudo de caso, verificou-se que o projeto inadequado do ambiente construído (sem análise prévia e situada das atividades dos idosos), a falta de tecnologias assistivas, o reduzido quadro de pessoal, a falta de capacitação adequada dos profissionais e a escasez de recursos dificulta a realização das atividades diárias dos idosos, constitui fonte de risco de acidentes, restringindo a autonomia, independência, mobilidade e segurança dos idosos. Como parte do desenvolvimento da pesquisa, elaboraram-se uma Matriz de Especificações Ergonômicas e projetos técnicos de acessibilidade para 2 alas da ILPI do estudo de caso, com o intuito de melhorar a acessibilidade, a autonomia e a segurança dos idosos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 347896 - FRANCOISE DOMINIQUE VALERY
Interno - 1298891 - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA
Externo à Instituição - MARIO CESAR RODRIGUEZ VIDAL - UFRJ
Presidente - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 03/04/2012 09:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao