Banca de DEFESA: ÉVERTON SANTI

DISCENTE: ÉVERTON SANTI
DATA: 27/01/2012
LOCAL: Auditório do CT

UMA ABORDAGEM HÍBRIDA PARA O PROBLEMA DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS

Problema de Seleção de Fornecedores, Supply Chain Management, Lógica Fuzzy, AHP, TOPSIS, GRASP

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Pesquisa Operacional
ESPECIALIDADE: Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica

Este trabalho apresenta uma abordagem híbrida para o problema de seleção de fornecedores em cadeias de suprimentos geridas com base na metodologia SCM (do inglês, Supply Chain Management). Busca-se combinar as filosofias de avaliação tradicionalmente adotadas pelos pesquisadores oriundos da escola de negócios e pelos pesquisadores oriundos da área de engenharia, esta última baseada em otimização, para o trato do problema. Para tal, utilizam-se técnicas multicritérios tradicionais, como os métodos AHP e TOPSIS para avaliar as alternativas segundo a preferência dos decisores. Ambas as técnicas são modeladas de maneira a suportar definições da Teoria dos Conjuntos Fuzzy, tratando-se assim informações imprecisas. Adicionalmente, apresenta-se um algoritmo GRASP, com base em múltiplos objetivos, para a alocação de pedidos entre as alternativas pré-selecionadas por meio dos métodos supracitados. Este algoritmo, por sua vez, apresenta tempos de CPU relativamente baixos para cinco instâncias pseudo-aleatórias, contendo entre 20 e 1000 alternativas, bem como valores próximos aos valores mínimos para cada um dos objetivos considerados. Destaca-se que o modelo proposto se mostrou apropriado para a avaliação de fornecedores no contexto apresentado, podendo-se auxiliar os decisores na redução de lead times, custos e riscos de sua cadeia de suprimentos, bem como na melhoria da eficiência desta estrutura em relação à sua visão de negócios, mesmo quando um número elevado de alternativas é considerado, diferentemente dos modelos clássicos apresentados na literatura.

Interno - 1746062 - CAROLINE THENNECY DE MEDEIROS ROCHA
Interno - 1753722 - LUCIANO FERREIRA
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO DE CASTRO BARBOSA - UTFPR
Notícia cadastrada em: 12/01/2012 10:37