Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO PIRES DE SOUZA

DISCENTE: RICARDO PIRES DE SOUZA
DATA: 24/11/2011
LOCAL: Sala D1A - Setor IV

MONITORAMENTO DE APLs NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE COMO FACILITADOR DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Gestão do Conhecimento; APLs; Cadeia Produtiva; SIMAP

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

A gestão do conhecimento e os arranjos produtivos locais – APLs são considerados objetos de vantagem competitiva para as organizações na atualidade. O presente estudo tem como objetivo contribuir para a iniciação da gestão do conhecimento nas organizações por intermédio do monitoramento de APLs do Rio Grande do Norte em conjunto com a universidade no contexto de ensino, pesquisa e extensão. Para realização do estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentar e ilustrar o tema proposto. A metodologia é caracterizada por uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa de caráter exploratório descritivo. A pesquisa foi desenvolvida com auxílio de alunos da graduação do curso de engenharia de produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, possibilitando a integração universidade-empresa. Como resultados parciais alcançados, foram monitorados quatro APLs: Reciclagem, Poupa de Frutas, Carcinicultura e Água Mineral, estando em desenvolvimento o monitoramento de novos três APLs. Empresas pertencentes a esses APLs foram visitadas, possibilitando a identificação de pontos fracos e o desenvolvimento de propostas de melhorias. Outro resultado de extrema relevância será verificação da percepção dos discentes envolvidos na pesquisa com o viés da integração das subáreas do conhecimento no ensino da engenharia de produção com a utilização do SIMAP. Por fim a presente pesquisa visa divulgar as informações levantadas para que órgãos governamentais possam direcionar as políticas referentes aos APLs, contribuindo desta forma com o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Presidente - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Interno - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ